Resultados alcançados em pesquisa desenvolvida em parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade de Purdue – Estados Unidos foram apresentados no seminário “Hydropedology in a mountainous region of the Southeastern Brazil”, realizado na universidade americana. A apresentação foi feita pelo doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPCS/UFLA), Leandro Campos Pinto, em período de doutorado sanduíche.
Na UFLA, o estudante é orientado pelo professor Nilton Curi (DCS/UFLA) e coorientado pelo professor Carlos Rogério de Mello (DEG/UFLA). Na Universidade de Purdue, recebe a orientação do professor Phillip Ray Owens.
O trabalho apresentado no seminário consiste em uma abordagem multidisciplinar que visa a integrar o conhecimento acumulado sobre hidrologia e pedologia (hidropedologia) em uma bacia hidrográfica do Alto Rio Grande, permitindo que seja estruturada uma ferramenta capaz de identificar áreas com maior potencial para infiltração de água.
O estudo apresentado também possui uma vertente voltada para a conservação do solo e da água, subsidiando ações concretas para o adequado manejo do solo na região Alto Rio Grande.
Os autores acreditam que grande parte dos problemas que o Sudeste do Brasil tem enfrentado a respeito da seca, tem íntima relação com o desmatamento da Mata Atlântica, interferindo na capacidade de recarga e de regularização natural de vazões nas bacias hidrográficas desta região do país.
Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA