Na sexta-feira, 6 de março de 2015, foi realizada a aula inaugural do curso de Medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Na plateia do Salão de Convenções da Universidade, 29 jovens que já carregam uma marca histórica: eles fazem parte da primeira turma de Medicina, curso que foi amplamente desejado pela comunidade de Lavras e região e que agora se torna realidade.
A cerimônia contou com a presença do reitor, professor José Roberto Scolforo; da pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho; chefe do Departamento de Saúde (DAS), prof. Luciano José Pereira; coordenadora do Curso de Medicina, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante; prefeito municipal de Lavras, Silas Costa Pereira; presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Dehon Marques e do presidente da Associação Médica de Lavras, Hélio Haddad Filho. Também participaram da aula inaugural professores, técnicos administrativos, profissionais de saúde da cidade de Lavras e familiares dos estudantes.
A aula inaugural foi proferida pelo médico e professor Felipe Proenço de Oliveira, diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde, do Ministério da Saúde e coordenador nacional do Projeto ‘Mais Médicos para o Brasil’. Com experiência em Medicina de Família e Comunidade, o tema da aula foi “Formação médica e as necessidades de saúde”.
Entre os temas abordados, a importância das mudanças das diretrizes curriculares, que preveem destaque à atenção primária, justificada com dados e exemplos de que é bastante resolutiva quando acompanhada de uma rede de prestação de serviços mais complexos, como organizado no Sistema Único de Saúde (SUS). Coordenador do projeto “Mais médicos para o Brasil”, ele apresentou algumas metas para os próximos oito anos, como a oferta de 11.500 vagas em cursos de Medicina e o número superior a 600 mil médicos atuantes nas diferentes regiões do País.
Sonho concretizado
No pronunciamento da coordenadora do curso, professora Joziana Barçante, a emoção de oficializar a primeira turma de Medicina da UFLA. “Embora com igual importância administrativa no conjunto dos 35 cursos ofertados pela Instituição, para nós da comissão de implantação do curso de Medicina, ele representa a esperança de uma população, que foi a grande motivação para a elaboração de um projeto que atenda aos anseios desta comunidade”, enfatizou, agradecendo também os familiares que confiaram a formação de seus filhos à Universidade. “Teremos o ônus e o bônus de fazer parte da primeira turma, mas vamos construir, juntos, um curso que será referência para o País”, completou.
Em seguida, a professora Joziana fez a entrega simbólica do jaleco branco – prática tradicional do curso de Medicina, ao aluno Giliard Dario de Souza, 17 anos, da cidade de Luminárias, escolhido para representar a turma.
A emoção também estava nas palavras do chefe do DSA, professor Luciano Pereira, que destacou a aula como um momento de celebração. Em seu discurso, fez um agradecimento a todos os colaboradores e um breve resgate dos desafios enfrentados pela comissão multidisciplinar responsável pela implantação do curso. Esforço que valeu a pena, na esperança de formação de futuros médicos, que certamente herdarão o orgulho de ser UFLA – de pertencerem a esta Instituição.
Capacitação e sensibilidade
Nas palavras do reitor, professor Scolforo, a alegria de iniciar o curso tão aguardado e que certamente trará reflexos positivos para a comunidade de Lavras e região. Mas também, a consciência de ser um grande desafio, para que a Medicina siga a linha de qualidade da UFLA e seja um curso de referência, não apenas mais um curso ofertado no País. Ele reforçou que o curso terá uma linha de integração com outros já consolidados na Universidade e destacou a importância de uma formação holística.
Dirigindo-se aos estudantes, o reitor falou de amor pela profissão, cidadania e amor ao próximo. Pediu para que a formação técnica seja acompanhada de respeito pela vida, sensibilidade e solidariedade. “Não se acostumem com a morte e a indiferença. Reservem um tempo para serem solidários. Só assim vocês serão verdadeiros embaixadores dos princípios desta Universidade”, enfatizou.
Infraestrutura no câmpus e Hospital Universitário
Os estudantes que fazem parte da primeira turma de Medicina da UFLA vão atuar na rede municipal de saúde de Lavras, incluindo os 18 Postos de Saúde da Família (PSFs), além dos hospitais de referência Santa Casa de Misericórdia e Hospital Vaz Monteiro.
No câmpus da UFLA, já estão em construção as infraestruturas do DSA, que vão ocupar uma área de 10 mil m2, incluindo dois prédios, na Avenida Sul, próximo à Portaria das Goiabas. Os equipamentos para equiparem os laboratórios também já foram adquiridos e a Biblioteca Universitária está preparada com todo o acervo para o novo curso. O MEC está disponibilizando vagas para a contratação de 60 professores para o curso de Medicina, além de técnicos administrativos já pactuados com a Direção Executiva da universidade. No momento, o curso já conta com 10 professores.
Sobre o Hospital Universitário, Scolforo reforça o compromisso assumido para a sua construção, destacando a complexidade da etapa atual, com a realização de 38 projetos específicos que são exigidos para a construção de um hospital de referência. No início de 2016, a obra será licitada.