Projeto Borbulhando: Promotor de Justiça ministra na UFLA a palestra “Todos contra a pedofilia”

palestra-pedofiliaNesta sexta-feira (13/3) haverá o lançamento de um novo projeto na Universidade Federal de Lavras (UFLA): Borbulhando – Enfrentamentos às violências sexuais nas infâncias no Sul de Minas Gerais. O projeto foi aprovado no Programa de Extensão Universitária (PROEXT/MEC/2015), sob a coordenação da professora Cláudia Maria Ribeiro/DED.

O evento, que ocorrerá no Salão de Convenções da UFLA às 14h, contará com uma palestra do Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais Carlos José e Silva Fortes, coordenador do movimento nacional “Todos contra a pedofilia” e membro do Grupo de Apoio Técnico da CPI da Pedofilia desde abril de 2008.

O tema central da palestra será o combate e a prevenção dos crimes ligados à pedofilia (abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes), e suas diversas implicações. Dr. Carlos Fortes também falará sobre os trabalhos realizados pela CPI da Pedofilia do Senado Federal (abril/2008 a dezembro/2010), comentará estatísticas sobre casos de violência sexual e crimes cibernéticos correlatos, entre outros aspectos importantes.

A palestra é promovida pelo Grupo de Pesquisa do Departamento de Educação (DED) – Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente. A iniciativa tem o apoio do Departamento de Direito da UFLA (DIR), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Projeto Borbulhando

O projeto promoverá formação técnica e política na temática das violências sexuais para os profissionais da Educação Infantil da rede pública municipal de cidades que integram o Fórum Sul-Mineiro de Educação Infantil, e também para Conselheiros Tutelares dos respectivos municípios.

A capacitação será realizada quinzenalmente às sextas-feiras, entre os meses de março e novembro deste ano, das 13h às 17h, na UFLA. Ao todo, serão 80 horas de curso de formação, com encontros presenciais, atividades a distância, seminários, confecção de jogos e atividades com as crianças.

Serão oferecidas cem vagas, sendo 20 para conselheiros tutelares (no máximo, dois conselheiros por município) e 80 vagas para profissionais da Educação Infantil.

Os interessados deverão enviar um e-mail para projetoborbulhando@gmail.com até o dia 12 de março (quinta-feira).

Consulte aqui o fôlder do evento.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3829-3120 – DED/UFLA

Texto: Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA