Entre os dias 16 e 25 de março, um grupo de 39 estudantes e dois professores da Universidad Autónoma de Chapingo, México, estará em missão técnica na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Nesta terça-feira (17/3), foi realizado o seminário bilateral para dar início às atividades, no Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf/DCF/UFLA).
O seminário teve a abertura da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, que apresentou breve histórico da Instituição e dos eixos prioritários que norteiam o Plano Ambiental e o Programa de Internacionalização da UFLA. Ela destacou a missão técnica como oportunidade para troca de experiências entre as instituições, formulação de novas parcerias e para o incentivo à mobilidade discente e docente.
O seminário e a visita têm a organização do professor José Tarcísio Lima (DCF), que enfatizou a sinergia da missão com a política de internacionalização da Universidade. “O intercâmbio com uma instituição estrangeira renomada representa uma oportunidade singular de apresentar a estrutura e potencialidades para futuras parcerias acadêmicas, em linhas estratégicas e de interesse mútuo”, reforça o professor.
O processo de internacionalização também foi destacado pelo diretor de Relações Internacionais (DRI), Antônio Chalfun Júnior. Ele lembrou que a interação internacional faz parte da Instituição desde sua origem, em 1908, sendo hoje um dos pontos prioritários da Universidade. Chalfun apresentou a estrutura de apoio da DRI e de alguns requisitos para a oficialização de intercâmbios na UFLA, em qualquer tipo de modalidade.
Apresentação e compartilhamento
A primeira parte do seminário contou com a apresentação do chefe do DCF, professor Marco Aurélio Leite Fontes; do coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira, professor José Reinaldo da Silva; coordenador do curso de graduação em Engenharia Florestal, professor Luiz Antônio Coimbra Borges; coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal, professor Anderson Clayton José e do editor-chefe da Revista Cerne, professor Lucas Rezende Gomide.
A segunda parte teve a apresentação da delegação mexicana, coordenada pelos professores Roberto Machuca Velasco e Jorge Torres Pérez. Os estudantes e professores atuam na área Florestal e de Industrialização de Produtos Florestais. Durante a apresentação, os professores destacaram as sinergias entre a UFLA e a Universidad Autónoma de Chapingo, sobretudo, referente à missão de formar profissionais qualificados na área de ciências agronômicas e florestais. Eles apresentaram vídeos alusivos ao México e à Universidade, além de informações sobre os programas de pós-graduação em Ciências Florestais e sobre a revista Chapingo, Serie Ciencias Forestales y del Ambiente.
Delegação Mexicana
A Universidad Autónoma de Chapingo foi fundada em 1854, como Escola Nacional de Agricultura, transformando-se em universidade federal em 1978. Atualmente, oferta cursos preparatórios, cursos de licenciatura, bacharelado e pós graduação (16 mestrados e 8 doutorados). São cerca de 2000 estudantes e a universidade dispõe de oito unidades regionais espalhadas pelo país.
Durante a permanência no Brasil, o grupo atenderá a uma intensa programação, que envolve visitas às instalações da UFLA, acompanhamento em atividades laboratoriais, visitas em áreas de florestas nativas e florestas plantadas, visitas em indústrias de produtos florestais e parques. Também estão programadas visitas em locais turísticos e históricos da região, além de atividade esportiva, com um jogo de futebol entre a delegação mexicana e professores da Universidade.
Nesta quinta-feira (19/3), o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, acompanha a delegação mexicana em visita à empresa Eucatex, em Botucatu, São Paulo.
Confira a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.