A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Lavras (Proec/UFLA) promoveu, nessa terça-feira (31/3), um encontro voltado aos docentes interessados em participar do Programa de Extensão Universitária (Proext 2016). A reunião foi realizada às 10 horas, no Salão dos Conselhos (Reitoria).
Durante o encontro, os participantes compartilharam experiências de projetos da UFLA apoiados em editais anteriores e esclareceram dúvidas com relação ao edital. Também foram repassadas orientações gerais a respeito do Proext 2016.
Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Roberto Pereira, é preciso que os projetos estejam bem estruturados, com todas as demandas solicitadas pelo Edital, para que seja possível ampliar o apoio aos projetos de extensão na UFLA. “Essa é a oportunidade que temos para captar recursos para os projetos, lembrando que a extensão é de extrema importância para a Universidade”, relata o pró-reitor.
A reunião contou com a presença da professora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) Débora Cristina de Carvalho, que apresentou o material de apoio aos interessados e deu dicas de como elaborar o projeto. Segundo ela, em breve, esse material estará disponível no link: http://www.proec.ufla.br/site/programas-e-projetos/proext/
O Proext 2016
Lançado em março pelo Ministério da Educação (MEC), o Proext 2016 apoiará programas e projetos de extensão de instituições públicas de Ensino Superior. Os coordenadores de projetos, da UFLA, poderão submeter propostas que contemplem a formação dos estudantes e a inclusão social de maneira conjunta; os projetos, no entanto, serão previamente analisados pela Proec, pois cada Instituição de Ensino Superior (IES) poderá submeter um número de projetos e programas limitado por linha temática.
As propostas deverão ser cadastradas pelos coordenadores dos programas e projetos e enviadas para a avaliação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), por meio do sistema sisproext.mec.gov.br. Elas serão analisadas pela Proec, que fará uma seleção interna das propostas a serem encaminhadas ao MEC.
Cada Instituição de Ensino Superior (IES) poderá submeter até dois projetos e dois programas de extensão por linha temática, com a exceção de Desenvolvimento Rural, que poderá conter até três projetos, sendo um exclusivamente para Estágios Interdisciplinares de Vivência (EIV). Há 20 linhas temáticas contempladas neste edital.
As propostas aprovadas serão transmitidas ao MEC até 30 de abril; por isso, a Proec solicita que os coordenadores submetam suas propostas com antecedência, até 22 de abril, para que a análise ocorra sem transtornos.
As IES poderão concorrer ao financiamento de até R$ 100 mil por projeto e de até R$ 300 mil por programa. Esses recursos deverão ser destinados ao pagamento de bolsas aos alunos de graduação, materiais de consumo, diárias e passagens, conforme normas estabelecidas no edital.
Os programas de extensão aprovados poderão ter sua vigência estabelecida até 31/12/2017, sendo que terão duração mínima de 18 meses. Já os projetos de extensão contemplados com recursos poderão ter sua vigência estabelecida até 31/12/2016.
Linhas temáticas
As 20 linhas temáticas do edital Proext 2016 são: Educação; Cultura e Arte; Pesca e Aquicultura; Promoção da Saúde; Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Rural; Redução das Desigualdades Sociais e Combate à Extrema Pobreza; Geração de Trabalho e Renda por meio do Apoio e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários; Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro; Direitos Humanos; Promoção da Igualdade Racial; Mulheres e Relações de Gênero; Esporte e Lazer; Comunicação; Desenvolvimento Regional: Inclusão Produtiva, Defesa Civil e Acesso à Água; Justiça e Direito do Indivíduo Privado de Liberdade; Ciência, Tecnologia e Inovação para a Inclusão Social; Meio Ambiente e Recursos Naturais; Relação entre o Estado e a Sociedade, Promoção da Participação Social e Políticas para a Juventude e Modernização da Gestão Pública.