O programa de Titulação Simultânea da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Universidade de Lancaster, do Reino Unido, prossegue gerando resultados importantes para as atividades de internacionalização. Na sexta-feira (17/4), o pesquisador da instituição inglesa Nicholas Ostle proferiu palestra para os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS). O evento deixou lotado o Anfiteatro de Nutrição de Plantas, no Departamento de Ciência do Solo (DCS).
Iniciando a palestra, professor Ostle comentou com os presentes que estava pela primeira vez no Brasil. O tema abordado por ele durante boa parte da tarde – Plant-soil interactions in disturbed forests: research on the forest floor in Boreal and Tropical forests – referiu-se às interações entre plantas e solo em florestas tropicais e boreais que possuem ecossistemas alterados por mudanças nas condições ambientais. De acordo com a coordenadora do PPGCS, professora Fátima Maria de Souza Moreira, a parceria entre as duas universidades tem sido produtiva para o Programa. “Dois estudantes do DCS já foram para Lancaster e estamos articulando a vinda de estudantes de lá para cá”, relata.
Antes da palestra, Ostle participou de reuniões no Departamento de Biologia (DBI), setor de Ecologia. Ele também conheceu toda a estrutura do DCS, oportunidade em que se reuniu com a equipe do departamento para discussão de programas e projetos. A agenda de atividades se estendeu até esta segunda-feira (20/4), quando ele integrou a banca de avaliação da defesa da tese de doutorado de Teotônio Soares de Carvalho.
Teotônio esteve na universidade inglesa em 2012. Sua defesa é a segunda na UFLA a realizar-se pelo programa de dupla titulação com Lancaster. A primeira ocorreu em 27/3, no Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada. Para ele, a experiência no Reino Unido foi uma forma importante de complementar sua formação. “Tive a oportunidade de participar de conferências e discussões sobre a ecologia do solo, além de ter recebido
acompanhamento de um professor considerado um dos líderes mundiais na área de ecologia de ecossistemas”, relata. “Além disso, há os ganhos culturais desse processo, e o fato de nos inserirmos em uma comunidade acadêmica muito receptiva”.
A tese de Teotônio teve como título “Land-use change and soil bacterial communities in the Brasilian Eastern Amazon: implications for conservation and ecosystem function” (Mudança no sistema de uso da terra e comunidades microbianas do solo na Amazônia brasileira: implicações para conservação da biodiversidade). A orientação na UFLA foi da professora Fátima. O coorientador foi o professor James M. Tiedje, da Michigan State University (EUA). Também fizeram parte da banca: professora Siu Mui Tsai (Esalq/USP- diretora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura), professora Patrícia Cardoso (DBI/UFLA), professor Ostle (Lancaster University) e professor Richard Bardgett (University of Manchester – Reino Unido). Estiveram também presentes na audiência da defesa, entre outros, os coorientadores Jos Barlow (Lancaster University) e Ederson Jesus (Embrapa Agrobiologia).