Entre os dias 20 e 24 de abril, o Laboratório de Fisiologia Molecular de Plantas (LFMP) realizou na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o Curso de Análise da Expressão Gênica por PCR em tempo real.
O evento, que ocorreu no Setor de Fisiologia Vegetal, Departamento de Biologia (DBI), teve como principal objetivo introduzir a técnica de PCR em tempo real como ferramenta de análise genética para diversas aplicações na Biologia. Dessa forma, os participantes foram apresentados aos fundamentos da técnica, bem como às diferentes utilizações e métodos de análise.
No programa do curso, estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais tiveram a oportunidade de abordar diversos tópicos, como desenho de primers, extração de RNA, tratamento de RNA, síntese de RNA e a própria técnica de PCR em Tempo Real.
O ex-aluno da UFLA e hoje professor da Universidade Federal de Tocantins (UFT) Horllys Gomes Barreto foi responsável pelas aulas de desenho de primers, análise da expressão gênica, PCR em tempo real e outros assuntos. Para ele, cursos desse nível são muito relevantes para estudantes e profissionais que trabalham em áreas de Fisiologia Vegetal, Biotecnologia Vegetal, Biologia, Agronomia, e Genética.
Para o estudante de Ciências Biológicas da UFLA e monitor no LFMP Rafael Oliveira Moreira, esse curso, que ocorreu pela segunda vez na Universidade, é sempre bem recebido, devido a sua importância. “É um curso que consegue abranger várias linhas de pesquisa, por isso atende bem aos estudantes e profissionais da área”, afirma.
Alunos de outras instituições também realizaram o curso. O doutorando na área de Agronomia na Universidade Estadual Paulista (Unesp) Alexandre Carneiro da Silva aproveitou a oportunidade, visto que o PCR é uma das técnicas que ele utiliza na análise citogenética da sua tese.
Texto: Camila Caetano – jornalista – bolsista/UFLA