Para contribuir com as reflexões e o enfrentamento à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes, foi lançado o regulamento para a I Mostra Cultural sobre o “18 de maio” – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Estudantes e profissionais da educação básica da rede pública de Lavras e região poderão produzir e inscrever trabalhos nas modalidades desenho, slogan e poesia, remetendo-se à temática da data.
A organização do concurso é feita pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid Pedagogia) e pelo grupo de pesquisa Relações entre a Filosofia e a Educação para a Sexualidade na Contemporaneidade – a problemática da formação docente (Fesex), mantendo relação com as atividades do Projeto Borbulhando, lançado na UFLA em 13/3. A Mostra é promovida em parceria com o grupo de pesquisa Sexualidade e Escola da Universidade Federal do Rio Grande (Gese/Furg), no contexto do projeto “Observatório Brasileiro de Políticas Públicas de Promoção de Equidade de Gênero e Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) em Educação”. A coordenação geral é feita pela professora do Departamento de Educação (DED) Cláudia Ribeiro.
Inscrições
Até 22/5, às 17h30, as inscrições podem ser feitas no Departamento de Educação da UFLA (DED), localizado no câmpus. É necessário entregar preenchidas a Ficha de Inscrição e o Termo de Autorização do uso das obras, acompanhadas do trabalho produzido pelo candidato. O material deve estar em envelope identificado com a seguinte inscrição: I Mostra Cultural sobre o “18 de Maio” – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Há também a possibilidade de os documentos serem enviados pelos Correios, com data de postagem até 22/5.
A participação é gratuita. Cada candidato poderá inscrever trabalhos em até duas modalidades, dentre as três disponíveis – desenho, slogan e poesia.
Categorias
Ao se inscrever, o candidato indica a categoria pela qual participará. As possibilidades são: estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, estudantes dos anos finais do ensino fundamental, estudantes do ensino médio, profissionais que atuam na educação básica/rede pública e profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Conselho Tutelar.
Avaliação e premiação
A seleção dos melhores trabalhos será feita em caráter reservado no DED pela comissão julgadora. Os dois primeiros colocados de cada modalidade e de cada categoria serão premiados, recebendo, respectivamente, um tablet 7” (acompanhado de troféu) e um pen drive (acompanhado de medalha). As escolas ou instituições às quais os premiados estejam ligados também receberão uma premiação. A solenidade de divulgação dos resultados e entrega dos prêmios ocorrerá no Salão de Convenções, dia 29/5, às 13h.
Para participar, é necessário consultar o regulamento na íntegra, com todos os detalhes sobre requisitos, prazos e orientações.