Estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tiveram a oportunidade de participar do I Seminário de Práticas Pedagógicas – Encontros e Desencontro da UFLA, que ocorreu nesse sábado (9/5), com o objetivo de proporcionar reflexões e construção de conhecimento a respeito da profissão, por meio de debates, oficinas, e relatos de experiências e vivências de profissionais da área.
A abertura do Seminário, realizada no Salão de Convenções, contou com a presença do coordenador geral do Centro de Educação a Distância, representando o reitor José Roberto Soares Scolforo, professor Ronei Ximenes Martins; do chefe do Departamento de Educação (DED) professor Carlos Betlisnki; da coordenadora do curso de Pedagogia, professora Erica Alves Barbosa Medeiros Tavares; coordenadora-adjunta, professora Carolina Alvarenga, do técnico em Assuntos Educacionais, Warley Ferreira Sahb; e da representante dos discentes Jaciluz Dias Fonseca. A cerimônia foi traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Para a coordenadora do curso, professora Érica tavares, o Seminário foi muito importante para integrar os estudantes do curso a distância com todos os demais. “Tivemos a oportunidade de reunir os diversos polos em que há o curso de Pedagogia da UFLA. Além disso, retratamos assuntos importantes, como a pedofilia, e ainda diferentes oficinais fizeram jus ao Seminário.
Durante o Seminário, o professor Ronei salientou a importância dos cursos a distância oferecidos pela Universidade, em especial, o de Pedagogia, devido à carência de profissionais da área. “Todos os cursos a distância da UFLA cumprem um papel importante de inserção social. Nós estamos oferecendo a oportunidade para pessoas que não teriam condições de vir para a UFLA fazer o curso presencial. Além disso, no caso de Pedagogia, é uma contribuição específica para a área de formação de professores, uma área que necessita de muito cuidado e atenção do poder público”, afirmou.
Para as estudantes de Pedagogia Rute Evaristo Elias e Cristina Martins Simões, a expetativa com o encontro e com o curso de maneira geral é de aprender sempre, cada dia mais, ampliando o conhecimento na área da educação. O estudante Carlos Henrique de Oliveira destaca a oportunidade de ter acesso a várias áreas do conhecimento. “O curso tem sido muito produtivo”, considera.
Na programação do evento, foram oferecidas 15 oficinas, com grande diversidade temática: Luz, Câmera: O teatro e a fotografia; Brinquedo Cantado; O uso de vídeos digitais na prática pedagógica; História em quadrinhos; A Lucidade na educação infantil; Pedofilia – crime ou doença?; operações básica utilizando o material dourado; o lúdico para a aprendizagem matemática; Inclusão escolar; Estratégias didáticas para comunicação com surdos; Educação profissional no Brasil: fundamentos e história; A utilização de material concreto e jogos no ensino do Sistema de Numeração Decimal; aprender com prazer; Inquietações provocadas pelas violências nos corpos infantis: processo de formação docente e organização do processo pedagógico.
O Seminário contou com a apresentação da bibliotecária e contadora de histórias Christiane Mary Gomes Furtado, que narrou “menina do laço de fita”.
O evento teve a organização de professores, técnicos administrativos e discentes do Departamento de Educação e do Centro de Educação a Distância da UFLA.
texto: Leonardo Assad e Camila Caetano – jornalistas/bolsista/ASCOM
Veja a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.
Fotos: Leonardo Assad:
no images were found
Fotos: Meysner Cristian Medeiros Tavares