Sinbot reúne até 15/5 na UFLA participantes de 80 instituições e 12 estados

image013Com 223 inscritos, vindos 12 estados do país, teve início nesta terça-feira (12/5) na Universidade Federal de Lavras (UFLA) um evento triplo: III Simpósio Internacional de Botânica Aplicada (Sinbot), XXXV Encontro Regional de Botânicos e I Encontro de Taxonomistas de Minas Gerais. Os participantes são ligados a 80 instituições diferentes e permanecerão em interação até sexta-feira (15/5), quando as atividades serão encerradas.

A organização é do Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada da UFLA, conjuntamente com a Sociedade Botânica do Brasil e as universidades federais de Alfenas (Unifal-MG) e de São João Del Rei (UFSJ). Há também a contribuição do Núcleo de Estudos em Botânica Aplicada (Nebot). A programação tem ações previstas para o n o Departamento de Biologia (DBI),o Salão de Convenções e o anfiteatro do Departamento de Agricultura (DAG).

Ao longo dos três dias, serão proferidas 12 palestras, sendo três delas feitas por profissionais estrangeiros: Jorge Gardea-Torresdey, dos Estados Unidos; Maurice De Proft, da Bélgica, e Pieter Baas, da Holanda. Ocorrerão também dois minicursos, apresentações de pôsteres e a exposição de fotografias sobre o tema “Flora, biodiversidade, conservação e restauração”.

O coordenador do Programa de Pós Graduação, professor Evaristo Mauro de Castro, diz que a principal expectativa em relação ao evento é de que ele seja um espaço fértil para a troca de informações e experiências, assim como para o estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais. Para ele, a repercussão do evento e a procura por inscrições atenderam às expectativas da organização. “Já esperávamos bons resultados, porque as duas primeiras edições do Simpósio, realizadas na UFLA, foram de muito sucesso”.

image047
Durante o evento, os participantes poderão expor seus trabalhos fotográficos; e os os visitantes da exposição poderão votar em até duas fotografias. A mais votada receberá um prêmio oferecido pela comissão organizadora do evento.

Na solenidade de abertura, integraram a mesa de honra o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Alcides Moino Júnior, que representou o reitor da UFLA; a reitora em exercício da Unifal, professora Magali Benjamim de Araújo; a presidente da Sociedade Botânica do Brasil e professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Renata Maria Strozi Alves Meira; e o diretor regional da Sociedade Botânica do Brasil (MG/BA/ES) e professor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Marcelo Polo.

Professor Marcelo cumprimentou a todos e agradeceu aos que colaboraram. Destacou o fato de o evento ter 201 trabalhos a serem apresentados em sessão de pôsteres e falou sobre a inserção de novos temas na programação, feita com o objetivo de atrair um público mais diversificado. Já a professora Renata enalteceu o espaço de debate e conversa representado pelo evento, apontando-o como oportunidade de troca de saberes especialmente para os jovens pesquisadores. “Convoco a todos para trabalharmos juntos pela difusão e o progresso da Botânica”, ressaltou.

image035
O pesquisador da Universidade de Leiden (Holanda) e do Centro de Biodiversidade Naturalis da Holanda, professor Pieter Baas, proferiu a palestra magna.

Ao desejar um trabalho de sucesso a todos os participantes durante os dias de evento, o professor Alcides enfatizou o dinamismo da equipe que atuou na organização e lembrou que a iniciativa é uma marca do Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada. “Eu me lembro do professor Evaristo, ainda no primeiro ano do Programa, buscando o apoio da pró-reitoria para a realização da primeira edição do Simpósio, já preocupado com a internacionalização”, relatou.

A palestra magna foi proferida pelo pesquisador da Universidade de Leiden (Holanda) e do Centro de Biodiversidade Naturalis da Holanda, professor Pieter Baas. Ele iniciou sua fala afirmando sua satisfação em estar no local. “Evolution of Wood Structure and its significance” (Evolução da estrutura da madeira e seu significado) foi o tema abordado pelo pesquisador.

Confira no site do evento a programação completa, que segue até 15/5.