O Programa de Pós-Graduação em Agroquímica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) comemora o reconhecimento do professor Ulf Friedrich Schuchardt, eleito como membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Professor-visitante na Universidade, Ulf tomou posse no dia 5 de maio, durante a reunião magna, que contou com a presença dos professores da UFLA Mário César Guerreiro e Maria Lúcia Bianchi (DQI/UFLA).
De origem alemã, naturalizado brasileiro em 1980, Ulf Schuchardt é reconhecido pelas pesquisas pioneiras na área de biomassa e biodiesel, incluindo atividades no polo petroquímico de Camaçari, primeiro complexo petroquímico planejado do País. Veio para o Brasil a convite da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, sendo professor aposentado do Instituto de Química. Dentre inúmeros estudantes que orientou, estão os professores Mário Guerreiro e Maria Lúcia (doutorado/Unicamp).
Na UFLA, já participou de defesas de tese, cursos de curta duração, eventos e ministrou disciplina como professor-visitante. Desde o início de 2015, participa como membro do programa de Pós-Graduação em Agroquímica, ministrando a disciplina “Biomassa: Estrutura e Aproveitamento”. Uma experiência singular para os estudantes, que têm a oportunidade de aprender como inovar em produtos químicos a partir de biomassa, como alternativa ao uso do petróleo.
É pesquisador-visitante no projeto “Biomassa vegetal como matéria prima para obtenção de produtos”, coordenado pela professora Maria das Graças Cardoso (DQI/UFLA), com o apoio da Fapemig.
No programa de pós-graduação, atua, principalmente, na linha de pesquisa “Química Ambiental”, com a utilização de resíduos agroindustriais na preparação de novos materiais, preparação de catalisadores para aplicações ambientais e produção de biocombustíveis.
Além do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, participam desta disciplina estudantes do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Química de Minas Gerais (PMPG-Qui), iniciativa ligada à Rede Mineira de Química (RMQ) da qual a UFLA é uma das instituições nucleadoras.
Felizes com o reconhecimento do professor Ulf Schuchardt, os professores Mário Guerreiro, Maria Lúcia e Maria das Graças reforçam a importância de tê-lo na equipe. Eles concordam que a troca de experiências e a participação de Ulf no programa contribuem para ampliar a visibilidade das pesquisas desenvolvidas na UFLA, favorecendo a formação de estudantes e a interação de professores em uma ampla rede de colaborações acadêmicas.
“O professor Ulf reforça a visibilidade do programa em nível nacional e internacional, ampliando as oportunidades de publicação em periódicos de referência”, destaca Mário Guerreiro. Ganha a UFLA, ganha o programa e, em especial, os estudantes, que têm a oportunidade de uma formação diferenciada.
Professores da UFLA prestigiam cerimônia de posse.