O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Lavras (Cepe/UFLA), em sua reunião de 21/5/2015, aprovou alterações na Resolução Cepe nº 042/2007, que dispõe sobre as formas de admissão aos cursos de graduação da UFLA. O texto com as novas regras está formalizado na Resolução Cepe Nº 136, de 21 de maio de 2015.
A partir do segundo período letivo de 2016, as vagas destinadas aos processos de Mudança Interna de Curso, Transferência Externa de Cursos e Obtenção de Novo Título serão distribuídas obedecendo ao percentual de 50% (cinquenta por cento), 35% (trinta e cinco por cento) e 15% (quinze por cento), respectivamente.
Outra mudança importante é que os processos de Mudança Interna de Curso e Obtenção de Novo Título também utilizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação. O exame deverá ser realizado no máximo nos cinco anos anteriores ao processo, aplicando-se pesos em cada área e na Redação, de acordo com o curso pretendido. Os pesos serão deliberados pelos colegiados dos cursos de graduação.
A diretora de Processos Seletivos (Dips), Maria Eugência Alvarenga Oliveira, reforça que, diante dessa nova regra, o interessado em concorrer às vagas ofertadas por meio de Mudança Interna de Curso (alunos de graduação da UFLA) ou Obtenção de Novo Título (portadores de diploma de Nível Superior), a partir de 2016, deverão ter feito o Enem no máximo nos cinco anos anteriores ou participar do Enem 2015.
Vele ressaltar que o Ministério da Educação (MEC) divulgou o calendário do Enem 2015. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro; e o período de inscrições irá das 10 horas do dia 25 de maio até as 23h59 do dia 5 de junho. As inscrições deverão ser feitas no site: http://enem.inep.gov.br/.