O chefe do Departamento de Zootecnia da UFLA (DZO), professor Carlos Eduardo do Prado Saad, é o atual presidente da Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Os trabalhos da nova gestão foram iniciados em uma reunião ocorrida de 4 a 6 de maio, na sede do Conselho, em Brasília.
A CNAS assessora o CFMV em assuntos normativos referentes a animais selvagens. Apesar de ser uma comissão jovem, tem atuado em uma área relevante, evidenciada pela diversidade da fauna brasileira e necessidade de sua manutenção e valorização.
Durante o primeiro encontro, os membros discutiram a elaboração de um parecer técnico sobre a reabertura da Estrada do Colono, que corta o Parque Nacional do Iguaçu (Paraná). A estrada está fechada desde 2003 por determinação da Justiça Federal.
Outro assunto discutido pela CNAS foi a demanda pela liberação, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de medicamentos anestésicos para uso em animais de grande porte localizados em zoológicos.
O grupo também deu continuidade ao planejamento estratégico e retomou assuntos iniciados na gestão anterior – entre eles, a avaliação de consultas públicas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).
Além do professor Carlos Eduardo, a Comissão tem como constituintes os médicos veterinários: Isaac Manoel Barros Albuquerque, João Luiz Rossi Junior, Valéria Natasha Teixeira e Débora Rochelly Alves Ferreira. As próximas discussões da CNAS devem ocorrer em agosto.