A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está na lista das 100 melhores universidades da América Latina, de acordo com o QS Quacquarelli Symonds University Rankings. Na classificação referente a 2015, a UFLA ocupa a 95ª posição entre universidades latinas de 20 países.
A UFLA ganhou algumas posições em relação ao ranking de 2014, no qual ocupou a 104ª colocação. Este ranking é obtido a partir da composição dos seguintes indicadores: reputação acadêmica, reputação da instituição entre os empresários, números de estudantes, proporção de docentes com doutorado, número de publicações proporcional ao número de docentes, citações de artigos e impacto na web.
Nesses indicadores, dois foram destacados na UFLA: o número de publicações, no qual a instituição ficou em quinto lugar geral; e a sua proporção de docentes com doutorado, que teve a 7ª posição geral entre as quase 400 universidades avaliadas.
Entre as universidades federais mineiras, a UFLA ocupa a 3ª posição no grupo das 100 melhores da América Latina em 2015. As que estão acima são as Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), na 11ª posição; e de Viçosa (UFV), na 70ª colocação.
O QS Quacquarelli Symonds é organizado por um grupo britânico especializado em pesquisa e avaliações do desempenho de instituições de ensino. É responsável pelo QS World University Rankings®, que avalia cerca de 600 universidades em todo o mundo e é extensamente utilizado como referência por atuais e futuros universitários, profissionais acadêmicos e governos.
Veja mais:
QS Latin America – 2015 (classificação)
Indicadores da UFLA no ranking 2015