Dezessete alunos do terceiro período do Centro Educacional UFLA (Ceufla) fizeram uma visita à Agência de Inovação do Café (InovaCafé) e conheceram um pouco do processo que o café passa até chegar à xícara.
Com o objetivo de complementar o estudo em sala de aula, as crianças conheceram os laboratórios e os pés de café. “Muitos deles não têm a noção de onde vem o café e da importância do homem do campo. Eles acham que é só chegar no supermercado e comprar o café”, aponta a coordenadora da visita e professora de educação infantil, Cleusa Andrade Mesquita.
A visita contribui ainda para diversos aprendizados. “A gente está trabalhando a importância do homem do campo, então estamos tentando conciliar a teoria com a prática. Também estão aprendendo sobre as obras do artista Cândido Portinari, que retratava muito em suas obras o homem do campo, com suas mãos grandes, os pés largos”, destacaou a professora
“O que eu mais gostei foi beber o café”, comenta o estudante Enrico. Aliando ensinamentos e diversão, as crianças degustaram um cafezinho servido por estudantes do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), responsáveis também pela orientação durante a visita.