UFLA abrirá na próxima segunda (29/6) inscrições para cursinho pré-vestibular gratuito

pré-uniA Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Universidade Federal de Lavras (Proec/UFLA) comunica aos interessados que as inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito – o Pré-Uni – estarão abertas de 29/6 a 10/7. Para participar da seleção, o candidato deve comparecer à Secretaria do Pré-Uni, na Proec (Centro Administrativo da UFLA), das 8h às 12h, portando cópia (xerox) do documento de Identidade, do CPF e de comprovante de residência.

Poderão participar candidatos com em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que já tenham concluído o 3º ano do ensino médio em escolas públicas e sejam residentes em Lavras. O Pré-Uni é ofertado pela UFLA em parceria com a Prefeitura de Lavras. Seu objetivo é preparar jovens e adultos para o ingresso no ensino superior, com aulas ministradas por graduandos e pós-graduandos da UFLA, no próprio câmpus.

Para outras informações sobre a seleção, ligue (35) 3829-1101.

Mais de 3 mil pessoas beneficiadas em 10 anos

O Pré-Uni surgiu em 2004 por iniciativa de um grupo de estudantes. Eles apresentaram a ideia à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec). O trabalho iniciou-se com uma turma de cerca de 50 alunos. Logo, a prefeitura do município tornou-se parceira, por meio de um Acordo de Cooperação Mútua formalizado em 2005. O interesse do município era ampliar o projeto e levá-lo a um número maior de cidadãos. Desde então, mais de três mil pessoas já se beneficiaram com o cursinho.

Atualmente, a cada semestre, são formadas três turmas, com total aproximado de 150 alunos. São, portanto, 300 alunos por ano. O número de candidatos interessados chega a ser três vezes maior que o número de vagas. Os selecionados têm aulas diárias, de segunda a sexta-feira, durante quatro meses, das 19h às 22h40. O local de realização das atividades é o Pavilhão de Aulas I.

A Proec é hoje a responsável pela coordenação das atividades, que já contribuíram para a aprovação de 112 estudantes nos processos seletivos da UFLA para ingresso na graduação, considerando-se as turmas dos últimos quatro anos.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Roberto Pereira, o Pré -Uni destaca-se por ser um projeto de extensão duradouro, que se mantém por uma parceria longa com a Prefeitura, evidenciando que o interesse público de seus benefícios têm sido priorizados por várias gestões. “Além disso, é um projeto em que nossos estudantes, atuando como professores, demonstram grande altruísmo: assumem a responsabilidade de preparar aulas e ensinar, pautados pela boa intenção de ajudar outras pessoas”, comenta.

A superintendente educacional da Secretaria Municipal de Educação, Andressa Maria Ferreira de Souza Oliveira, realça a importância do trabalho dos professores do Pré-Uni. “Ficamos muito felizes em perceber que existem pessoas como eles, que acreditam na Educação, no seu papel-chave para a evolução da sociedade – e lutam para que ela tenha qualidade”.

irani-aluna-pré-uni
A estudante de Letras Irani Leite Santos cursou o Pré-Uni na UFLA, depois de ficar 40 anos longe das salas de aula.

 “Com o Pré-Uni, fui aprovada em Letras na UFLA”

A estudante da graduação presencial em Letras da UFLA Irani Leite Santos ficou 40 anos longe das salas de aula, após concluir o ensino médio. Mas o sonho de ingressar em um curso superior estava apenas adormecido. Aos 60 anos, depois de frequentar o Pré-Uni por três semestres, ela alcançou a aprovação no vestibular em 2010. Em 2015, ela se prepara para a formatura. “Hoje, após todo o meu esforço, considero-me uma vitoriosa”.

Para Irani, o cursinho oferecido na UFLA foi um estímulo fundamental. “Adquiri toda a base de que eu precisava para ingressar na Universidade com as aulas do Pré-Uni”. Irani ressalta também o acolhimento que sentiu ao ingressar no cursinho. “Os professores do preparatório me receberam muito bem. Eles são ótimos”. Já com planos de investir em um curso de especialização no futuro, Irani não se esquece de citar o orgulho demonstrado por seus dois filhos quando o assunto é a trajetória que ela vem trilhando. “Eles me incentivaram muito a voltar a estudar”, comenta.

Saiba mais sobre o Pré-Uni na edição número 100 do Jornal UFLA (páginas 28 e 29).