Nessa quarta-feira (24/6), foi encerrada mais uma fase na carreira profissional do professor Nelson Lima – professor-visitante na Universidade Federal de Lavras (UFLA) por um período de 12 meses. Professor catedrático da Universidade do Minho (MUM), em Braga, Portugal, compartilhou sua experiência com estudantes e professores, contribuindo, sobremaneira, para o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFLA (PPMA) e da Coleção de Culturas da Microbiologia Agrícola (CCMA).
Estudantes e professores prestaram homenagem ao professor Nelson Lima, com a entrega de uma placa em agradecimento pela temporada na Universidade e pela colaboração singular em diferentes aspectos: ministração de aulas, cursos, treinamentos, orientações, pesquisas e publicações conjuntas em periódicos com alto fator de impacto.
A professora Rosane Schwan (DBI/UFLA), coordenadora do Programa e diretora da CCMA, ressaltou a contribuição do professor Nelson Lima durante o período sabático na Universidade. “Aprendemos muito com ele. Só temos a agradecer pela convivência e por ter escolhido a UFLA para compartilhar sua experiência e conhecimentos”, destacou.
Além das relações humanas e dos vínculos fortalecidos pela convivência na Universidade, a presença do professor Nelson Lima contribuiu para ampliar a visibilidade e fortalecer ainda mais as metas de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola e da Universidade. Rosane Schwan considerou que a convivência permitiu uma rica troca de experiências e abriu novas oportunidades de intercâmbios e parcerias, ampliando a rede de colaboração em áreas estratégicas.
Para Nelson Lima, a estadia na UFLA será para sempre uma lembrança memorável. Em seu agradecimento, ressaltou a importância de conviver com uma equipe de trabalho altamente capacitada, a dedicação dos jovens estudantes e as excelentes condições de trabalho. “Temos aqui um ambiente e infraestrutura favoráveis a grandes projetos de pesquisa. Tenho a certeza de que o processo de internacionalização da UFLA será cada vez mais acentuado”, reforçou.
Currículo destacado
Nelson Lima é o fundador e diretor da Coleção Portuguesa de Culturas de Fungos Filamentosos Micoteca da Universidade do Minho – MUM. Foi editor associado das revistas Journal of Applied Microbiology, Letters in Applied Microbiology (2006 a 2013) e é atualmente editor do The Open Mycology Journal. É avaliador de mais de 50 revistas internacionais da especialidade, bem como de projetos e de várias agências internacionais de financiamento à pesquisa, como por exemplo, no Chile (Conicyt), Brasil (Finep), Bélgica (Belsop) e na Comissão Europeia (FP7: Infrastructures – Data infrastructures for e-Science). De 2007 a 2010, foi membro da Direção Executiva da Federação Mundial das Coleções de Culturas (WFCC) e atualmente é o presidente da Organização Europeia das Coleções de Culturas (ECCO) para o mandato 2013-2016.
Professor catedrático da Universidade de Minho, orientou 28 dissertações de mestrado e 21 teses de doutoramento. Tem mais de 200 trabalhos publicados e perto de 300 comunicações e conferências em eventos científicos. Na base de dados Web of Science, tem 98 artigos publicados, e 99 na Scopus, o que lhe confere um ‘Fator H 22’, em virtude do alto número de citações. Durante o ano letivo de 2008, foi professor-visitante do Exterior na Universidade Federal de Pernambuco, e, nos últimos 12 meses, atuou como professor-visitante do Exterior, com bolsa Capes, no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFLA.
Contribuição para a CCMA
Durante o ano na UFLA, o professor Nelson Lima participou de diversos projetos de pesquisa, participou de defesas de dissertações e teses e ofereceu diversos cursos e treinamentos. Também participou de eventos nacionais e internacionais estampando em seu crachá o nome UFLA.
Dentre as ações que se empenhou na Instituição, vale destacar a contribuição para a o reconhecimento internacional da Coleção de Culturas da Microbiologia Agrícola (CCMA). Com a sua orientação e rede de colaboração, na função de consultor internacional, foi realizada nesta semana a primeira auditoria interna e a Coleção está preparada para requerer a auditoria externa por um órgão independente e externo a comunidade acadêmica para fins de certificação ISO 9001:2008.
Com a certificação, a Coleção da UFLA será a 2ª brasileira e a 27ª no mundo, dentre 670 cadastradas, a possuir o selo de reconhecimento internacional. Em maio de 2015 a CCMA foi registrada na World Federation for Culture Collections (WFCC), órgão internacional de registro de coleções e biodiversidade microbiana.
A auditoria interna foi realizada na quarta-feira (24/6), pela pesquisadora da Universidade de Minho, Portugal, Nicolina Dias, auditora independente da ISO 9001.
A CCMA está situada no Laboratório de Fisiologia e Genética de Microrganismos, integrante do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFLA. O acervo, em torno de 4.000 linhagens, inclui bactérias, leveduras e fungos filamentosos, isoladas de diferentes substratos como solos, compostagem, silagem, frutos diversos, bebidas indígenas, café e cacau. Estas linhagens, isoladas ao longo dos últimos 18 anos de pesquisa, são preservadas através dos métodos de liofilização e criogenia.
De acordo com a diretora da CCMA, professora Rosane Schwan, o reconhecimento internacional é mais um orgulho para a Universidade, pois demonstra que a Coleção atende a um conjunto de critérios de qualidade e requisitos baseados em regulamentações internacionais. “ O registro dará mais visibilidade internacional para os trabalhos que fazemos e colocará a Coleção da UFLA à disposição da comunidade acadêmica mundial”, considera.
Confira algumas reportagens realizadas sobre as ações do professor Nelson Lima na UFLA: