Sarau Cultural: poeta paulistano Akins Kinte esteve na UFLA – veja fotos

Akins Kinte
Akins Kinte

Poesia e música coloriram a última quinta-feira (25), na UFLA: naquela noite, foi realizado um Sarau Cultural no Anfiteatro Magno Antonio Patto Ramalho (Dep.de Biologia), com o poeta paulistano Akins Kinte. Ele enriqueceu o evento com a leitura de alguns poemas e participou de um debate sobre produção cultural e questões sociais no Brasil.

Em sua obra, Akins utiliza muitas palavras de origem africana e gírias utilizadas na periferia paulistana. O enfrentamento ao racismo e às formas de opressão é bastante presente nos seus poemas. Em seu currículo, o poeta possui participação em coletâneas e direção de dois documentários. Na UFLA, o escritor/cineasta ainda participou de uma oficina literária durante a tarde.

O Sarau foi aberto com uma apresentação da Orquestra de Câmara da UFLA. O maestro Augusto Pimenta ressaltou que a escolha do repertório foi feita para celebrar a cultura brasileira, dialogando com a poesia da noite. Por isso, foram selecionadas composições de Edu Lobo, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, entre outros.

Representando a Reitoria e a Pró-Reitoria de Graduação, o professor Marco Antônio Villarta Neder falou sobre a construção do Sarau, que teve a participação de grupos da disciplina PRG-100 – Cultura Indígena e Afro-brasileira. “Ao tratarmos de cultura, é preciso dialogar com a sociedade, ir para campo – e é gostoso ver isso tomando forma”, afirmou.

A organização integrou o Projeto Institucional de Educação para Diversidade, inserido no Núcleo Interdisciplinar de Formação Docente (NIF). O evento teve o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e da empresa Biológica Jr.

Saiba mais sobre Akins Kinte nesta notícia e no blog: http://akinskinte.blogspot.com.br/.