Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a James Cook University (Austrália), trabalham em conjunto com a finalidade de compreender um importante questionamento na ecologia: como os sistemas ecológicos funcionam?
Essa parceria tem gerado frutos, tendo como exemplo a estudante de doutorado Deborah Apgaua, orientada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFLA Rubens Manoel dos Santos. Ela publicou o primeiro capítulo de sua tese na revista internacional PLoS One (fator impacto 3.5), tendo como foco essa linha de pesquisa.
A professora Susan Laurance, da James Cook University, coorientadora da estudante Deborah, tem pesquisado o efeito da exclusão das chuvas em floresta tropical úmida da Austrália. A pesquisa investiga a alteração da composição de espécies arbóreas nessas florestas, causada por secas prolongadas, efeito das mudanças climáticas.
Nessa troca de conhecimentos, a Deborah contribuiu com as análises das características dos troncos e das folhas, sua relação com a condução de seiva e as taxas de crescimento das árvores. O trabalho foi motivado pelo objetivo de compreender as estratégias para condução de água pelas plantas, o que será essencial na manutenção das espécies no ecossistema.
O artigo Functional Traits and Water Transport Strategies in Lowland Tropical Rainforest Trees foi financiado por Australian Research Council, Skyrail Rainforest Foundation e Terrestrial Ecosystem Research Network . A estudante recebeu bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) durante o projeto.
Confira o artigo completo publicado na PLoS One