UFLA realiza primeira defesa de dissertação do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física

 

Aula inaugural do Mestrado, no Polo UFLA, ocorrida em agosto de 2013.
Aula inaugural do Mestrado, no Polo UFLA, ocorrida em agosto de 2013.

A primeira defesa de dissertação do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) será realizada nesta sexta-feira (24/7). A dissertação é do mestrando Joseil Carvalho Freire, e trata-se da “Evolução dos conceitos de mundo: uma proposta de inserção da teoria da relatividade no Ensino Médio”. O estudante teve a orientação da professora do Departamento de Ciências Exatas (DEX/UFLA) Iraziet da Cunha Charret.

A defesa será às 15 horas no Anfiteatro do DEX. Também haverá uma palestra de abertura, às 13 horas, com o coordenador nacional do MNPEF professor Marco Antonio Moreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a temática: Aprendizagem significativa: uma ilusão perdida em uma cultura de ensino para testagem?

O MNPEF é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado para professores em exercício da educação básica, com ênfase em aspectos de conteúdos na área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com apoio da Capes e tem como objetivo coordenar diferentes ações e capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País.

O Polo da UFLA é coordenado pela professora Iraziet Charret. Também participam outros sete docentes do DEX. O Polo conta com 22 alunos, sendo 12 do primeiro edital (2013) e 10 do segundo (2014). Todos os discentes são professores da rede de educação básica de Minas Gerais vindos de diversas cidades da região de Lavras.

Texto: Camila Caetano- jornalista, bolsista/UFLA