No dia 21 de agosto foi lançada oficialmente a segunda edição do Programa Embaixadores da França, desenvolvido pelo Serviço de Cooperação e de Ação Cultural (SCAC) da Embaixada da França em Minas Gerais e pelo consulado francês. Entre os embaixadores universitários selecionados para o Programa, a estudante Ana Carolina Rozenberg de Andrade, do décimo período de Engenharia Ambiental e Sanitária.
O Programa Embaixadores da França é desenvolvido em parceria com a Uniminas – consórcio que reúne 11 universidades federais, duas universidades estaduais, o Cefet e a PUC de Minas Gerais – e com o Campus France – agência oficial de informação e orientação sobre estudos na França.
Participaram da cerimônia os embaixadores universitários, representantes de relações internacionais das 15 universidades parceiras, representantes do Campus France, Aliança Francesa de Belo Horizonte, Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), além do Cônsul Honorário da França em Minas Gerais, Manoel Bernardes.
O programa tem como objetivo promover a presença francesa nas universidades mineiras e nos locais em que estão inseridas, de modo a incentivar a comunidade acadêmica a desenvolver a cooperação com a França e a conhecer melhor a cultura francófona.
Para o diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun Júnior, o programa deverá contribuir para uma maior divulgação dos programas e alavancar os acordos de cooperação e as ações de mobilidade estudantil entre a UFLA e as instituições francesas.
Embaixadora da França na UFLA
Na UFLA, as ações do Programa tiveram início com a seleção da estudante Ana Carolina Andrade, por meio de edital, para ser responsável pela divulgação de temas relacionados à pesquisa, educação e cultura da França, além das oportunidades de programas e bolsas para mobilidade.
Ana Carolina tem 24 anos e tem experiência em projetos de extensão e vivência internacional na França pelo programa Ciências Sem Fronteiras. Ela vai auxiliar a DRI/UFLA no fomento de acordos de cooperação entre as universidades, no estreitamento de laços com a embaixada francesa e no atendimento de alunos brasileiros e franceses interessados em conhecer mais sobre as possibilidades de mobilidade e estudo do idioma.
Questionário de sondagem
Para que os objetivos possam ser alcançados, a DRI e a embaixadora universitária da França estão realizando um levantamento com a comunidade acadêmica para a prospecção de demandas que envolvem a França. A pesquisa pode ser respondida por meio do formulário disponível do Google Docs http://goo.gl/forms/KpW3Wop9H3 O levantamento vai embasar as ações na Instituição ao longo do próximo período letivo.
Paralelamente, a embaixadora universitária também está realizando um levantamento com professores e estudantes que já fizeram atividades acadêmicas na França e, também, com aqueles que possuem conhecimento do idioma.