Desde maio, servidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) têm sido convocados para a realização de exames periódicos. Até o momento, mais de 140 servidores, entre professores e técnicos administrativos, já concluíram todos os procedimentos. Outros 300 estão com o processo iniciado. De acordo com a Coordenadoria de Saúde Ocupacional (ligada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PRGDP), é esperado que todos os servidores ativos e efetivos da instituição tenham recebido o e-mail de convocação para os exames. O prazo para finalização dos trabalhos termina outubro de 2015.
Para aqueles que não receberam em seu e-mail institucional uma mensagem com o assunto “Convocação – exames periódicos”, a orientação é entrar em contato com a Coordenadoria por meio do ramal 4686 ou pelo e-mail examesperiodicos@prgdp.ufla.br. Falhas no Sigepe, sistema pelo qual a comunicação é feita, podem provocar a retenção de alguns e-mails, que são disparados em grupo, por unidade organizacional. Já foram enviadas convocações aos servidores das 202 unidades organizacionais cadastradas na UFLA.
Com recursos da União já destinados especificamente à realização dos exames, uma empresa especializada foi contratada, por meio de licitação, para viabilizar a realização dos exames, que são completamente gratuitos para o servidor. A ação visa atender a determinações legais. Os Exames Periódicos são um direito do servidor público federal já previsto no Art. 206-A da Lei nº 8.112/90. Esse artigo foi regulamentado pela Lei 11.907/2009, orientado pelo Decreto nº 6.856/2009 e pela Portaria Normativa nº 4 de setembro de 2009.
O exame periódico avalia o estado de saúde do servidor, podendo diagnosticar alterações que sejam, ou não, relacionadas às atividades de trabalho. São exames clínicos e laboratoriais importantes para a identificação de riscos potenciais capazes de comprometer sua qualidade de vida. Pequenas alterações na saúde, que passam geralmente despercebidas, podem ter consequências indesejáveis: um discreto aumento na glicemia pode evoluir para diabetes e um quadro de pré-hipertensão pode chegar à hipertensão de fato.
O médico e coordenador da Saúde Ocupacional, Jayme Murad Magalhães, concedeu entrevista ao Jornal UFLA em maio explicando que os cuidados preventivos proporcionados pelos exames periódicos são aliados na preservação da saúde. “Esta é uma oportunidade para que todos nós cuidemos preventivamente da saúde, com a possibilidade de diagnósticos precoces, que são imprescindíveis ao bem-estar futuro”, disse.
Saiba como funciona o procedimento
O servidor recebe o e-mail de convocação e clica no link http//www.siapenet.gov.br. Ao escolher a aba “servidor”, será direcionado para o Sigepe (poderá também optar por entrar diretamente em https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br). Já no Sigepe, deverá preencher seu CPF e a senha pessoal. Em seguida, basta acionar, em sequência, as opções “Saúde do Servidor”, “Exames periódicos”, “Confirmação de Realização de Exame Periódico”.
A realização dos exames pelo servidor não é obrigatória. Caso ele não queira participar, é necessário que assine Termo de Responsabilidade, que pode ser impresso a partir do Sigepe, dentro do prazo estipulado no documento de convocação. O documento deve ser entregue na sala destinada aos exames periódicos, no novo prédio de convivência dos servidores, 1º andar, no câmpus universitário (referência: em frente ao estacionamento do Restaurante Universitário, onde provisoriamente funcionam correios, DGTI, SindUFLA), no horário de 7h30 às 11h e 13h às 17h.
Aos que realizarem os exames, é garantida a confidencialidade dos resultados, só acessíveis ao médico clínico avaliador. O servidor deve preencher no Sistema um questionário sobre sua saúde, assim como imprimir o Termo de Consentimento e as guias para realização dos exames. Esse material pode ser apresentado, juntamente com o documento original de identidade, em qualquer unidade do Laboratório Santa Cecília para que sejam feitos os exames de sangue, urina e fezes. Para a coleta do material, é necessário estar em jejum de 12 horas, estar há três dias sem ingerir bebida alcóolica e há um dia sem realizar atividade física.
Os públicos que necessitam realizar exame oftalmológico, exame ginecológico e mamografia devem entrar em contato com a Coordenadoria pelo ramal 4686 para solicitar o agendamento. Depois de prontos todos os resultados, eles devem ser apresentados à medicina do trabalho da UFLA, para emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).
Quem atende os servidores para esse fim é a médica Gisele Piva Fioravante Lippi, empossada na UFLA há cerca de três meses. Ela relata que os servidores que já passaram pelos exames têm sido receptivos e mostram-se comprometidos com a própria saúde. “Muitos deles já mantêm um acompanhamento com seus médicos e estão atentos à prevenção. Foram poucos os casos em que precisei encaminhar alguém para o atendimento especializado, em função da detecção de patologias”, diz. Gisele, que é também perita no INSS, garante que o bom atendimento ao servidor tem sido prioridade. “Procuro conversar muito, orientar, explicar e solucionar as dúvidas. Como resultado, percebo que os servidores têm dado atenção às orientações”, conclui.
Exames previstos
É a legislação que estabelece os exames a serem feitos nas avaliações periódicas. De acordo com a faixa etária do servidor, o gênero, o tipo de atividade e os fatores de risco a que pode estar exposto no ambiente de trabalho, é definida a periodicidade com a qual os exames devem ser realizados, havendo intervalos possíveis de um ano, dois anos ou até períodos menores.
Confira a relação de exames:
Caso o servidor tenha realizado algum desses exames com até seis meses de antecedência à data de convocação, poderá utilizar o resultado para a avaliação clínica. Se preferir realizar os exames em outros laboratórios ou com outros profissionais de sua preferência, poderá também fazê-lo, mas não é possível que a UFLA faça o ressarcimento dos custos.
Relatos de quem já cumpriu a missão com a própria saúde
Entre aqueles que já passaram pelos procedimentos está a servidora técnico-administrativa Adriana Simões, que atua no Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA). Ela aprovou o processo de realização. “Foi bem tranquilo emitir os documentos pelo sistema, e o atendimento foi rápido para realização dos exames. A equipe da UFLA responsável pelas atividades também prestou um bom atendimento”, diz. Em exame periódico realizado em outra ocasião, Adriana descobriu uma disfunção na tireóide. Por isso, reconhece a importância do acompanhamento. “Acho que os exames periódicos são uma oportunidade de cuidarmos melhor da saúde, de nos anteciparmos a qualquer problema”.
O professor José Maria Lima, pró-reitor de Pesquisa, também já fez os exames e registrou elogios. “Desta vez, achei tudo mais simples. O sistema tornou mais ágeis os processos. Além disso, as servidoras do setor são muito atenciosas. A médica também é sensacional: deu muita atenção a cada item e conversou bastante”, avaliou.
Prevenção além de exames
A Coordenadoria de Saúde Ocupacional da UFLA já organiza projetos para atuar com outras medidas preventivas. Segundo a médica Gisele, a ideia é desenvolver projetos com palestras e outras atividades que permitam ao servidor evitar ou tratar melhor problemas como diabetes, hipertensão, obesidade, etc. No momento, a equipe dedica-se aos atendimentos relativos aos exames periódicos. A partir do encerramento dessa fase, serão possíveis novas ações.