O XIX Simpósio Internacional de Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas será realizado nos dias 24 e 25 de setembro na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O Simpósio é organizado pelo Núcleo de Estudos de Genética e Melhoramento de Plantas (GEN), vinculado ao programa de pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UFLA.
Com a finalidade de proporcionar interações entre estudantes de graduação, pós-graduação, cientistas e profissionais brasileiros e estrangeiros, o Simpósio terá como tema central nesse ano a “Biometria e Genômica na Agricultura”.
Após 18 anos consecutivos de sua realização, o evento conta com um aumento significativo da participação da comunidade acadêmica e interesse crescente de pesquisadores e profissionais de empresas da área de melhoramento de plantas.
Confira a programação desse ano, composta por palestras de especialistas nacionais e internacionais, entre eles, pesquisadores das universidades de Georgia, Illinois e Delaware.
Quinta-feira: 24 de setembro
8h30 – Grass genome organization and evolution – Katrien Devos (University of Georgia)
10h30 – Genotyping-by-Sequencing for marker-trait association in crop plants – Patrick Brown (University of Illinois)
14h15– Integrating High-Throughput Predictive Science in a Commercial Maize Breeding Program – Liviu R. Totir (Pionner)
16h15– Mapeamento Genético em Poliploides: exemplos com cana-de-açúcar – Antônio Augusto F Garcia (Esalq/USP)
Sexta-feira: 25 de setembro
8h15 – GWAS – Estudo de Associação Genômica Ampla – Ivan Schuster (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec)
10h15 – Seleção genômica na interação genótipos x ambientes via modelos de normas de reação – Fabyano F. e Silva (UFV)
14h15 – Genomic prediction in CIMMYT’s maize and wheat plant breeding programs incorporating genotype × environment interaction, dense molecular markers and pedigree – Jose Crossa (The International Maize and Wheat Improvement Center – CIMMYT)
16h15 – The genetic architecture of responsive variation underlying environmental adaptation in maize – Randall J. Wisser (University of Delaware)
Outras informações no site do GEN
Texto: Camila de Souza Caetano – jornalista, bolsista/UFLA