Em comemoração aos dez anos da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Incubacoop) foi realizado nesta sexta-feira (25/9) um seminário interno no Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA). Durante uma década, a Incubacoop auxilia associações, cooperativas e grupos de trabalhadores de Lavras e região, desenvolvendo trabalhos com princípios da economia solidária.
Um dos objetivos da Incubacoop é gerar trabalho e renda, promovendo o desenvolvimento da microrregião de Lavras. Sediada no DAE, é um órgão integrante da Pró–Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), vinculada à Coordenadoria de Desenvolvimento Tecnológico e Social (Codets), e ligada à Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, da Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Além da ajuda na formação de grupos de empreendedores, a Incubacoop auxilia na formação diferenciada e complementar dos estudantes da UFLA. Em sua trajetória já contou com a participação de 350 universitários. “É importante proporcionarmos essas atividades de extensão e poder dialogar e agir com a sociedade, por meio do desenvolvimento dos empreendimentos”, comenta o fundador e coordenador da Incubacoop, professor José Roberto Pereira (DAE). Para o professor, o cooperativismo é uma das formas mais justas de geração de emprego e renda, focada em princípios como a igualdade, democracia e solidariedade.
O evento contou com a apresentação do projeto “Fortalecimento do pensamento e articulação cooperativistas/associativistas na microrregião de Lavras”, coordenador pela professora Nathália de Fátima Joaquim. Ainda na programação, a professora Eloísa Helena de Souza Cabral apresentou “O papel das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares no desenvolvimento do terceiro setor”.
Já os professores José Roberto Pereira e Edimilson Eduardo da Silva mostraram a trajetória da Incubacoop na UFLA. Além disso, diversos bolsistas tiveram a oportunidade de explanar as atividades desenvolvidas na Incubadora. Para o estudante de Direito José Antônio é de extrema importância poder retribuir a sociedade todo o investimento realizado em uma universidade pública. “Essa participação contribui para meu crescimento pessoal e profissional, pois tenho a oportunidade de vivenciar experiências em um projeto multidisciplinar”, comenta José Antônio.
Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA