A professora Débora Racy Soares, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA), participou do IV Encontro Mundial sobre o Ensino de Português na Universidade de Georgetown, em Washington, D.C., nos Estados Unidos.
Débora Racy atua na Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFLA) e é responsável pelos cursos de Português como Língua Estrangeira (PLE). Durante o Encontro Internacional ela fez uma apresentação sobre os desafios e dificuldades de implantação de cursos de PLE na instituição.
O evento, que contou com a presença de especialistas da Europa, Ásia e América do Norte, mobilizou um grande número de participantes que abordaram temas relacionados aos três eixos principais: Português como Língua Estrangeira, Português como Língua de Herança e Português como Língua Materna. “Essas foram as principais áreas temáticas do encontro, com o intuito de fortalecer networks para futuras parcerias e intercâmbios acadêmicos”, comenta a professora.
O Encontro foi organizado pela American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP) e pela Fundação Focus Brasil, com o objetivo de reunir tradutores e professores de português de todo o mundo, desde o nível pré-escolar até o pós-universitário, do ensino público, privado e comunitário.