A busca por soluções para a segurança no trânsito segue no cenário internacional com pesquisas voltadas à mobilidade sustentável, com veículos eletrificados, carros autônomos e conectados. Um carro inteligente, capaz de percorrer rota pré-definida sem a presença do condutor, conectado a uma infraestrutura externa, pode representar a eliminação da maior parte dos acidentes de trânsito e ser uma opção segura para o transporte coletivo, por exemplo. Para contribuir no avanço do conhecimento relacionado à questão – e garantir sua adaptação ao cenário brasileiro – a Universidade Federal de Lavras (UFLA) vem se inserindo nesse campo de pesquisa.
No início deste mês, o professor do Departamento de Engenharia (DEG) Arthur de Miranda Neto esteve na França, onde visitou a Universidade Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ) e participou do principal congresso do mundo sobre o assunto – o ITS Bordeaux. Durante o evento, pela primeira vez, veículos autônomos realizaram deslocamentos em solo francês. “Nesta oportunidade, também pude andar no carro e verificar a robustez do sistema”, relata o professor Arthur.
Parcerias e perspectivas
No momento, está sendo preparado um acordo de dupla titulação em nível de doutorado entre a UFLA e a UVSQ, com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFLA), tendo o objetivo de fortalecer as pesquisas conjuntas na área. Além disso, durante a viagem à França, o professor Arthur entregou, formalmente, uma carta encaminhada pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, ao diretor geral do Instituto francês Vedecom, Antoine Mullender. O Vedecom é uma fundação ligada à UVSQ que mantém estrutura de pesquisa relacionada à mobilidade verde. Pelo documento, a reitoria convida os líderes do Instituto para uma visita às instalações da UFLA e para que conheçam a proposta de pista para testes de veículos inteligentes no contexto do Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT – veja aqui informações sobre a criação do Laboratório).
Também faz parte da proposta em elaboração a assinatura de acordo entre a UFLA e o Vedecom para criação de uma Antena Vedecom no Brasil , tendo a UFLA como base. Esse projeto prevê benefícios tanto para o interesse público quanto para a rotina acadêmica, que passará a contar com maior fluxo de pesquisadores renomados da área e poderá gerar para estudantes e professores o contato frequente com carros de testes. Em reunião realizada em agosto na reitoria da UFLA, a instituição abriu-se à possibilidade de abrigar um dos polos do Instituto.
Na França, o Instituto Vedecom foi criado em 2014 como parceria público-privada, mesclando as pesquisas fundamental e aplicada, e reunindo industriais e acadêmicos em um programa multidisciplinar. Estão envolvidos quase 50 atores dos diferentes setores da indústria automotiva, fabricantes de equipamentos, escolas e universidades, atores do setor de serviços da mobilidade e governos federal, estadual e municipal na França.
O desenvolvimento de pesquisas com veículos inteligentes e elétricos, por iniciativa do professor Arthur, foi uma das três propostas aprovadas no Programa Embaixador UFLA em setembro deste ano. O Programa busca apoiar o corpo técnico e docente da Universidade em projetos de parceria internacional.
Assista a um vídeo (em francês) sobre o veículo autônomo.