As atividades do Programa de Internacionalização da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ganharam mais um reforço na última semana. Dois novos professores tomaram posse na instituição. Eles irão contribuir com a oferta de disciplinas eletivas de língua inglesa para estudantes da graduação da Universidade e de cursos para servidores. Ficarão lotados no Departamento de Educação (DED).
Os professores Rubens Lacerda de Sá e Gasperim Ramalho de Souza foram empossados em cerimônia realizada no Salão dos Conselhos, prédio da Reitoria, na quinta-feira (15/10). Gasperim, que é especialista no ensino do Inglês, é de Belo Horizonte e mostrou-se feliz com as novas perspectivas. “Espero poder contribuir muito para essa nova etapa da Universidade”, resumiu. Já Rubens é de São Paulo e também chega motivado. “Projetos novos são sempre desafiadores. Gosto muito da ideia de poder contribuir com esse trabalho”.
A oferta de disciplinas relacionadas à língua inglesa para estudantes da graduação, como estratégia para fortalecer as ações de Internacionalização da UFLA, começou em 2014, após a posse das professoras Catarina Dallapicula e Jamila Viegas Rodrigues. As procura pelas aulas tem registrado uma média de 27 a 30 alunos interessados para cada vaga oferecida. “A chegada de Rubens e Gasperim vai contribuir para que possamos aliviar a sobrecarga de trabalho a atender a mais uma parte dessa demanda”, explica a professora Catarina, que estava presente na cerimônia de posse. Em 2015, as atividades desenvolvidas incluíram também a formação das primeiras turmas de servidores, dentro do Plano Anual de Capacitação de Servidores. “A perspectiva é de que em 2016, os novos professores passem também a atuar com esse público”, complementa Catarina.
Após as assinaturas dos termos de posse e de compromisso ético, os profissionais receberam as boas-vindas dos membros da mesa de honra. A vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, enfatizou a importância das posses para o programa de Internacionalização e destacou o desafio de se promover o crescimento institucional mantendo-se a alta qualidade pela qual a UFLA é reconhecida. “Esse desafio é de todos nós. Com o comprometimento e o envolvimento de toda a equipe, teremos sucesso”, disse. Édila também ressaltou o número de servidores que ingressaram na Universidade nos últimos três anos e meio: “Tomaram posse, nesse período, 190 professores de 271 técnicos administrativos, números expressivos se considerarmos que o quadro hoje possui 621 professores e 566 técnicos administrativos”.
O presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), professor Nilton Nagib Jorge Chalfun, o diretor de Desenvolvimento de Pessoas, Georges Francisco Vilela Zouein e a representante da Comissão de Ética Carolina Valeriano de Carvalho também integraram a mesa de honra. Professor Nagib explicou as atribuições da Comissão, deixando seus serviços à disposição dos novos docentes.