O Governo da Suíça, por meio da Comissão Federal de Bolsas para Estudantes Estrangeiros (FCS), está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro de 2015 para o programa Bolsas de Excelência, que oferece bolsas de estudo para estudantes brasileiros já graduados, jovens pesquisadores e cientistas realizarem cursos de pós graduação ou fazer pesquisas nas universidades de excelência na Suíça.
São oferecidos três modalidades de bolsas de estudo:
As bolsas de Doutorado tem duração no máximo de 3 anos; Pós Doutorado 12 meses, renovável por no máximo mais 6 meses e as Bolsas de Pesquisa 12 meses.
As bolsas oferecem uma ajuda econômica mensal de 1920 francos suíços, exoneração das taxas de inscrição, seguro de saúde e passagem aérea para os candidatos não membros da União Europeia, um ano de meia tarifa no cartão de transporte público, 300 francos suíços para subsídio de habitação. Além disso, serão organizados jantares, passeios, viagens e tours durante o período de mobilidade.
Requisitos:
- Possuir grau de mestre ou equivalente reconhecido pela universidade Suíça (para o Doutorado);
- Não ser maior de 35 anos de idade (para Doutorado e Pesquisa);
- Possuir grau de Doutor (para Pós-Doutorado);
- Possuir grau de mestre ou equivalente (para Pesquisa);
- Candidatos que não estejam na Suíça há mais de um ano no início da bolsa;
- Não pode haver uma diferença de mais de cinco anos entre a atribuição do doutoramento e o prazo de inscrição (Pós-Doutorado);
- Os candidatos devem apresentar uma carta ou e-mail de um professor da Universidade Suíça afirmando que eles estão dispostos a supervisionar o PhD, o Pós-Doutorado ou o pesquisador;
- Os candidatos devem ter uma proposta de investigação, incluindo um período de tempo;
- Não podem ter sido beneficiados pelo Governo Suíço para uma Bolsa de Excelência;
- Deve possuir competências linguísticas necessárias para a bolsa na qual se candidata.
Para saber mais sobre as bolsas de estudo de pós-graduação na Suíça, consulte o edital oficial.