A Semana de Recepção de calouros do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Departamento de Educação (DED/UFLA) foi realizado no período de 19 a 23 de outubro e contou com uma programação diferenciada. A coordenação, junto com o colegiado do curso, a equipe de professores do Programa Institucional de Bolsas de Ensino e Aprendizagem – submodalidade Ensino/Mentoria para Calouros (ProMEC) e os estudantes do segundo período, organizaram uma semana de atividades, com palestras e oficinas, cujo objetivo foi proporcionar um espaço de discussão e reflexão sobre as várias possibilidades de atuação docente na sociedade.
Além do acolhimento dos ingressantes, a recepção contou com um momento de troca de experiências e apresentação de expectativas do curso, abrindo um espaço para a expressividade.
Entendendo que o processo de formação inicial de professores não acontece de modo sistemático e linear, mas num movimento constante de reflexão sobre a realidade educacional, de modo interativo e dialógico, o Encontro ofereceu uma aula dialogada sobre Educação e Humanização com o professor Vanderlei Barbosa.
O encontro ofereceu cinco oficinas temáticas: Relações Étnico-racial, organizada pelos professores Lucina Soares da Silva e Celso Vallin; PIBID Gênero e Sexualidade, organizada pelas professoras Cláudia Maria Ribeiro e Carolina Faria Alvarenga; Borbulhando nas Redes de Proteção, também organizada pela professora Cláudia Ribeiro, com a colaboração de Maria de Fátima Ribeiro e integrantes do projeto; Libras na Educação de Crianças, organizada pela professora Érica Alves Barbosa Medeiros Tavares, com a colaboração do monitor e interprete da UFLA e a oficina Participação Social e Estudantil, organizada pelo professor Celso Vallin, com a participação dos estudantes de Pedagogia Ian Silva Andrade e Ariel Ribeiro Tolentino.
Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Ilsa Goulart, o Encontro possibilitou um troca de conhecimentos concretizado em diferentes atividades e, subsidiado na premissa de que não temos processo de ensino-aprendizagem único e acabado, foi possível abrir um espaço para a interação e troca de saberes, porque somos seres “aprendentes”, e que não existe ensinar sem aprender, como nos mostra Paulo Freire.
Confira a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido. Fotos: Meysner Cristian