Com o objetivo de apresentar novos conhecimentos aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas de Lavras, foi iniciado o projeto de extensão “Empreendedorismo na Escola”, do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA), coordenado pela professora Daniela Meirelles Andrade e as estudantes Luanda Gomide e Lara Alvarenga.
O projeto começou neste ano e, primeiramente, houve uma preparação dos estudantes de graduação da UFLA, que realizaram diversas leituras e pesquisas sobre o tema. Após o aprofundamento no assunto, foi possível apresentar os conhecimentos aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
A escola estadual Firmino Costa foi a primeira a participar do projeto, tendo sido realizada uma palestra para os alunos nesta quarta-feira (4). “Assim, conseguiremos incutir aspectos inovadores em sua formação, e poderemos, no futuro, colher frutos deste novo pensar”, comenta a professora Daniela.
Durante a palestra, foi distribuída uma cartilha para explicar a temática do empreendedorismo e esclarecer como essa ideia pode contribuir para o processo de formação de cidadãos mais ativos e participantes do contexto em que estão inseridos.
“Acredita-se que, com este projeto, será possível levar para os alunos das escolas públicas municipais um conhecimento sobre empreendedorismo público e privado, por meio do qual poderá ser iniciada uma nova forma de pensar a sociedade e as oportunidades, nas quais os alunos poderão se inserir, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa”, relata a professora.
A professora Daniela explica que ainda serão realizadas mais duas palestras na escola Firmino Costa e três encontros em formato de dinâmica. “Esta é uma inciativa piloto, que será avaliada depois de realizada, a fim de implementarmos melhorias. Na sequência, esses conhecimentos serão disseminados para outras escolas públicas e privadas da cidade de Lavras”, afirma Daniela.
Para a professora, o verdadeiro papel da universidade se dá à medida que o conhecimento gerado por professores e alunos pode, de fato, gerar melhorias para a sociedade.