MEDIDAS URGENTES
Na medida em que e à medida que são usadas em momentos diferentes.
Na medida em que vocês concordam, nós também concordamos (a locução exprime relação de causa). A expressão pode ser substituída por: pelo fato de que, uma vez que etc.
À medida que vocês iam chegando, nós ficávamos mais confiantes (a locução exprime desenvolvimento gradual). A expressão pode ser substituída por: à proporção que.
TUDO EM FAMÍLIA
Quantos irmãos você tem?. E ele respondeu: Lá em casa somos em dois filhos. E o meu ouvido doeu, pois o certo é: lá em casa somos dois. Nós somos três no mesmo quarto, nós seremos quatro dentro de casa, eles eram cinco no elevador. O verbo ser não precisa da preposição em para dizer quantos somos, Éramos ou seremos. Basta, aqui, lembrar o título de um famoso romance brasileiro: ´=Eramos seis.
A MATANÇA GRAMATICAL
Tudo é matança, mas há algumas diferenças: o filho que mata o pai comete um parricídio. O filho que mata a mãe comete um matricídio. Os pais que matam o filho cometem um filicídio. A mulher que mata o marido comete um mariticídio. E o marido que mata a esposa comete (que horrível) um uxoricídio.
ASSIM EU VOU MORRER DO CORAÇÃO!
Doutor, o certo é infarto, enfarto ou enfarte? Meu caro paciente, as três formas são igualmente certas para designar a suspensão do fluxo sanguíneo em alguma região do corpo, causada pela oclusão de uma artéria.
UM PLURAL DE FAZER GOSTO
As palavras terminadas em il podem ter dois tipos de plural. Se oxítonas, o plural se faz com o acréscimo do s: sutil, barril, funil e canil ficam sutis, barris, funis, canis. Se paroxítonas, o plural se faz com a substituição de il por eis: fóssil, útil, míssil e réptil ficam fósseis, úteis, mísseis e répteis.
Fonte: http://educaterra.terra.com.br
Paulo Roberto Ribeiro – Ascom