No dia 18 de novembro, estudantes de graduação em Pedagogia e Educação Física e do Mestrado Profissional em Educação (PPGE/UFLA), professoras de Educação Infantil do município de Lavras e professores da UFLA tiveram a oportunidade de debater sobre as contribuições da sociologia para a Educação Infantil. O tema foi apresentado pela professora Daniela Finco, da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas).
A palestra “Contribuições da Sociologia da Infância para a Educação Infantil” foi realizada no Departamento de Educação (DED/UFLA) teve a participação de estudantes do Núcleo de Estudos, pesquisa e Extensão em Infâncias e Educação Infantil (Nepi); Grupo de Pesquisa Relações entre Filosofia e Educação Para a Sexualidade na Contemporaneidade (Fesex); Pibid Pedagogia – Gênero e Sexualidade, além de estudantes do PPGE.
Primeira Infância
Ainda em novembro, as professoras do Departamento de Educação Carolina Faria Alvarenga, Ana Paula Coelho Silva, Elisangela Brum Cardoso Xavier e Adriana Pryscilla Duarte de Melo participaram do I Simpósio Internacional sobre a Primeira Infância: A ciência dos detalhes na organização da vida cotidiana do bebê.
O evento foi realizado em Florianópolis, com a realização simultânea do II Encontro da Rede Pikler Brasil e VI Encontro Internacional da Rede Pikler Nuestra America 2015: As ideias de Emmi Pikler no contexto cultural de Nossa América.
A filosofia e práticas Emmi Pikler representa um novo olhar sobre a primeira infância, criando um ambiente e conjunto de ações que permitem o desenvolvimento de cidadãos com valores e estrutura emocional para vivência qualificada em família e na sociedade. Emmi Pikler, pediatra húngara, desenvolveu a observação de bebês, atividade que ocupou toda a sua vida. Realizou estudos que fundamentam o papel essencial que a atividade livre e espontânea do bebê representa em seu desenvolvimento. Para Pikler, cada passo precede e prepara o seguinte, num processo contínuo e em uma ordem determinada.
“Devemos ser conscientes da importância que reveste a educação de bebês e da criança pequena, da influência que esta educação terá sobre toda sua vida.” Emmi Pikler