O projeto Magia da Física e do Universo, coordenado pelos professores do Departamento de Física (DFI) Karen Luz Rosso e José Alberto Nogales, está sempre atento aos fenômenos astronômicos e convidando a comunidade para observar o céu. Desde 2009, eles promovem uma oficina chamada “Festa das Estrelas”, com debate sobre astronomia e observação com telescópios que atrai a participação de pessoas de todas as idades, da comunidade acadêmica e externa.
Nesse período especial, a Lua e mais cinco planetas – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno – estarão alinhados, fazendo seu bloco carnavalesco no céu. Segundo observação da professora Karen Rosso, o bloco Lua + planetas pode ser observado com mais visibilidade entre 5h30 a 6h10 da manha até o dia 20 de Fevereiro de 2016.
A professora explica que o alinhamento no céu de cinco planetas e a Lua é um evento raro. “Eles aparecem como se fossem estrelas bem brilhantes e estarão bem próximos da linha do horizonte ao amanhecer. Mercúrio é completamente ofuscado pela luz do sol rapidamente, então só poderá ser visto em um curto espaço de tempo junto aos demais planetas. Esse tempo é basicamente entre 30 e 60 minutos antes do nascer do sol, mais ou menos 6h10”.
Para fazer uma observação especial, com telescópios, está sendo proposta a realização de uma Festa das Estrelas no horário em que o alinhamento pode ser melhor visualizado. Assim, o projeto Magia da Física e o Universo esta fazendo uma enquete para saber quantas pessoas estão dispostas a ir às 5 horas da manha no Museu de Historia Natural da UFLA para a observação desse evento astronômico.
Os interessados devem acessar o link: https://www.facebook.com/Magiadafisicaedouniverso/?ref=hl
Evento neste sábado
Neste sábado (30/1), a Festa das Estrelas vai ser realizada em seu horário normal – às 19 horas, no Museu de História Natural. O tema em debate será “Quem vai salvar o planeta?”, baseado em documentário de Carl Segan. Caso haja condições climáticas adequadas, após a oficina haverá observação do céu com telescópios e a olho nu.
O projeto
Criado em janeiro de 2009, integra também ensino e pesquisa científica e inclui atividades dirigidas a escolas da região e à população em geral. Durante os períodos letivos, são promovidas oficinas semanais para divulgação e popularização de informações científicas. “Festa das Estrelas” é o nome da oficina que ocorre aos sábados à noite, no Museu de História Natural (MHN), câmpus histórico da UFLA.
O apoio às atividades é do MHN, dos departamentos de Física (DFI) e de Ciências Exatas (DEX), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP) e de Graduação (PRG).