O projeto que vem sendo desenvolvido pelo doutorando em Administração da UFLA, Cássio Henrique Garcia Costa – “Modelo de Gestão Estratégica para a Agência de Inovação do Café: uma proposta de alinhamento do Balanced Scorecard à teoria da Tríplice Hélice” – foi aprovado pelo Edital Demanda Universal (01/2015) lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O edital atendeu à orientação programática da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), observando as diretrizes políticas emanadas do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Conecit) e de seu Conselho Curador, para financiamento de propostas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas diversas áreas do conhecimento.
O diretor da Agência de Inovação do Café e orientador do doutorando, professor Luiz Gonzaga Castro Júnior, espera que o projeto promova o desenvolvimento teórico e prático sobre a gestão de arranjos Tríplice Hélice, contribuindo com o avanço da ciência e propiciando a aplicabilidade e replicação dos resultados.
“Quando concluído, o modelo de gestão estratégica conterá as diretrizes para que a InovaCafé promova, qualifique e organize suas competências e estrutura, e induza inovações para a cadeia agroindustrial do café. Busca-se também a promoção da cooperação para P&D, a gestão da propriedade intelectual, a qualificação continuada, o aperfeiçoamento de estudantes de graduação e de pós-graduação ligados ao café; cursos destinados a técnicos, cafeicultores e demais profissionais ligados ao setor”, explica Cássio.
A pesquisa será conduzida em três etapas: preparatória, exploratória e ação. Espera-se que desse projeto sejam geradas quatro publicações em periódicos de impacto. Serão duas revisões bibliográficas, sendo a primeira sobre a gestão estratégica de arranjos TH e a segunda descrevendo aspectos relacionados ao BSC e sua aplicação em organizações que buscam a inovação. A terceira publicação apresentará o planejamento estratégico da InovaCafé, e a quarta, o BSC aplicado à agência.