O Plano de Capacitação dos Servidores traz uma oportunidade diferente em 2016 – o curso básico de Língua Brasileira de Sinais – Módulo I. O oferecimento desse curso atende a uma demanda especial, que é capacitar e formar servidores, a fim de desenvolverem competências linguísticas e referenciais no que diz respeito à atuação bilíngue e bicultural. O objetivo é a formação de agentes interligues que possibilitem o acesso à informação e à comunicação dos surdos na universidade.
Sob a coordenação da professora Erica Alves Barbosa Medeiros Tavares (DED), o curso terá carga horária de 80 horas. A metodologia proposta envolve a realização de aulas expositivas e dialogadas; oficinas; seminários; atividades individuais e em grupo; dinâmicas e exploração de diferentes linguagens corporais (mímica, pantomima, expressões faciais, corporais etc.); exercícios de compreensão e análise linguística de textos em Libras (vídeos), de criação de situações de interação em Libras (através de temas, imagens, relato de experiências etc.), de produções em Libras por parte dos alunos (narrativas, diálogos etc.), de discussões acerca dos usos de determinados sinais em diferentes contextos e de sistematização de vocabulário aprendido.
Vale ressaltar o disposto no artigo 26, § 1º, do Decreto nº 5.626/2005, que se refere à capacitação de pelo menos 5% dos servidores públicos federais em Libras. Assim, a Universidade incentiva seus servidores à participarem da capacitação.
O curso será realizado no período de 14 de março a 9 de julho de 2016, nas segundas e quartas-feiras, das 17h às 19h. Para participar, o servidor deverá preencher a ficha de inscrição disponível na página da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP), no endereço www.prgdp.ufla.br, no link “Capacitação” – “Inscrições” e entregá-la na Secretaria da PRGDP, com a autorização da chefia, até cinco dias úteis antes do início do curso.