Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o estímulo constante à inovação e ao empreendedorismo é um dos componentes integrantes do Projeto Pedagógico dos recém-criados cursos da Área Básica de Ingresso (ABI) das Engenharias. E a teoria já se torna prática: os estudantes terminam o período letivo 2015/2 com dezenas de trabalhos produzidos. São criações e experimentos que, a baixo custo, permitem a observação e a análise de fenômenos físicos, tanto relacionados à pesquisa básica quanto à pesquisa aplicada.
Na quarta-feira (16/2) à tarde, onze protótipos desenvolvidos por alguns grupos de estudantes foram expostos em um laboratório do Departamento de Ciências Exatas (DEX). O professor do Departamento de Física (DFI) José Alberto Casto Nogales Vera foi um dos cinco profissionais que ministraram aulas da disciplina de Projetos de Física Experimental I para os estudantes da ABI. É a disciplina pela qual os trabalhos foram propostos. Eram os alunos dele que estavam reunidos para expor e apresentar suas criações. “Os resultados são surpreendentes: percebi que eles cresceram, aprofundaram seus conhecimentos, se interessaram por pesquisa e conseguiram se articular muito bem em grupo”, avalia o professor.
Para as estudantes Camila Garcia Santos Ruas e Isadora de Oliveira Ramos, integrantes da turma, a experiência foi desafiadora. Elas desenvolveram um dispositivo chamando trena eletrônica, capaz de mostrar a influência da temperatura na velocidade do som. “Foi bem difícil, porque tivemos que pesquisar coisas que não havíamos aprendido ainda formalmente”, diz Camila. “Com disciplinas assim, saímos do ensino tradicional e temos a oportunidade de expandir nossos conhecimentos”, relata Isadora, enfatizando o apoio dos técnicos de laboratório da UFLA no desenvolvimento das atividades.
A referência de Isadora ao suporte recebido ocorre porque durante o período letivo o Laboratório de Física IV e Projetos ampliou seu horário de funcionamento para oferecer aos estudantes condições de trabalho. A servidora Isadora Braga e mais três colegas esteveram envolvidos no apoio aos estudantes. “Foi muito produtivo. Eles chegaram muito empolgados. Víamos as dificuldades enfrentadas por eles e a alegria que demonstravam ao conseguir obter resultados. Nesse processo todo, aprendemos muito também”, conta.
O professor do DFI Julio Cesar Ugucioni, que também ministrou a disciplina para outras turmas da ABI-Engenharia, compareceu à apresentação de trabalhos das turmas 31B e 33F para conhecer em detalhes os dispositivos desenvolvidos. Ele garante que, com a disciplina, não foram apenas os alunos que aprenderam. “Eu também aprendi muito com essa experiência. Foi aprendizado mútuo. Esta primeira turma que passou pela disciplina nos dá as bases para o aperfeiçoamento e para o investimento contínuo em tudo que deu certo”, diz.
Por estar envolvida com a criação de uma startup que pretende desenvolver produtos que sirvam à transmissão de conhecimentos e sejam construídos com materiais alternativos, a administradora Rosa Amélia esteve no DEX para conhecer os trabalhos. “O que foi feito aqui vai ao encontro das nossas ideias; por isso vim saber mais”.
Projetos
Os protótipos desenvolvidos pelos estudantes e apresentados na quarta-feira (16/3) permitem a observação de diferentes fenômenos físicos por meio de materiais de baixo custo. Aperfeiçoados, podem ser acessíveis a escolas públicas e outros grupos que desejem estimular o aprendizado prático da Física. Alguns deles reutilizaram materiais, como motor de máquina de costura, câmara de ar de bicicleta, entre outros. Veja mais:
Todos os trabalhos desenvolvidos pelas turmas 31B e 33F estão no Blog Projetos Física Experimental – UFLA. De acordo com o professor Nogales, ao longo dos cursos da ABI-Engenharia, os estudantes desenvolverão projetos em diferentes áreas a cada semestre letivo, reforçando uma proposta inovadora de ensino.