A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu pela segunda vez a visita de alunos e professores do Kirkwood Community College (Estados Unidos). Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura da Universidade e, em especial, as pesquisas e tecnologias que buscam soluções para a agricultura.
Os estudantes participam de um curso tecnológico em agricultura no Kirkwood College, e a visita ao Brasil faz parte de um programa intensivo de intercâmbio, com permanência de 12 dias no Brasil. A visita à UFLA foi realizada no período de 9 a 16 de março, quando eles tiveram a oportunidade de fazer um tour pelo câmpus da Universidade, além de conhecerem o Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias (Fazenda Palmital).
Para o diretor do curso de Ciências Agrárias da Kirkwood Community College, Scott Ermer, as parcerias com instituições brasileiras são feitas ao longo dos anos e eles estão muito felizes de a UFLA estar entre elas. “Procuro trazer estudantes do curso todos os anos para explorar a agricultura e as diferentes culturas no Brasil; assim, os estudantes podem compartilham suas experiências com os colegas”.
Na programação, eles conheceram o Departamento de Zootecnia (DZO) e seu Programa de Pós-Graduação, além de terem realizado visitas aos experimentos de campo e ao laboratório de Ciência e Tecnologia em Ciência Animal; visitaram o Departamento de Agricultura (DAG), onde tiveram a oportunidade de conhecer os setores de sementes, floricultura e paisagismo. Estiveram também no Laboratório de Biodiesel da UFLA e na Agência de Inovação do Café.
As atividades realizadas na UFLA foram acompanhadas por professores e estudantes da Universidade, que fizeram as apresentações das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Instituição. De acordo com o diretor de Relações Internacionais (DRI), Antônio Chalfun Júnior, é de extrema importância apresentar aos americanos a realidade da Universidade e a cultura da região.
É válido ressaltar que, desde março de 2015, foi firmado um acordo de colaboração com o Kirkwood College; dessa forma, poderão ser realizadas outras visitas na UFLA, por períodos maiores, e até mesmo a realização de um semestre de disciplina. A mobilidade discente também será uma oportunidade para estudantes da UFLA, que terão a oportunidade de realizar visitas ao Kirkwood College.
Além das visitas aos diversos setores da UFLA, os alunos aproveitaram a ocasião para desbravarem as belezas do Brasil. Desta vez, eles também tiveram a oportunidade de conhecer Carrancas, Tiradentes, São João Del Rei, São Lourenço e, para finalizar, o Rio de Janeiro.
Conhecendo o café
A visita à Agência de Inovação do Café ocorreu na quarta-feira (16), sendo conduzida pela gestora de Inovação em Café Helga Andrade, acompanhada pelo estudante de Agronomia e coordenador do projeto Logistikos do CIM/UFLA, Pedro Krambeck.
Os estudantes conheceram a estrutura da InovaCafé e os seus ambientes de pesquisa. O Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QI Café) apresentou o processo de classificação dos grãos, torra, moagem e degustação dos diferentes tipos da bebida. Já o Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) conduziu os alunos até a lavoura, onde foi explicado o processo de plantio do café utilizando o polímero hidrorretentor, tecnologia que vem sendo validade na UFLA, com resultados positivos no plantio e na tolerância ao estresse hídrico.
Alunos dos cursos de Agricultura Empresarial, Agricultura de Precisão e Agricultura Geoespacial passaram o dia em contato com a cultura do café. “A cultura do café não existe nos Estados Unidos; porém, consumimos o produto todos os dias. Essa visita nos possibilita aprender sobre como a planta se desenvolve e saber como o café é processado e vendido. É muito importante entender todas as fases para termos um entendimento global sobre o processo do grão à xícara”, explicou Scott Ermer.
“Eu sou uma grande consumidora de café, eu adoro café, e o café brasileiro é bastante diferente do que é oferecido nos Estados Unidos. Costumamos beber o café produzido na Colômbia, que tem um sabor bem diferente do brasileiro, agora o café brasileiro tornou-se o meu favorito”, complementou a estudante do curso de Agricultura Empresarial Rebecca Vander Heiden, 19 anos.
A tarde foi finalizada com uma visita técnica à Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), onde os alunos conheceram o processo de armazenamento e recebimento dos grãos e degustaram café expresso e outras delícias locais na Cafeteria da Cooperativa. Com sede no município de Três Pontas, a cooperativa reúne mais de 4.600 produtores rurais, em cerca de 60 municípios no Estado de Minas Gerais.
“Foi impressionante ver pessoas carregando as sacas de café e trabalhando na carga e descarga do grão; em nossa região, esse tipo de trabalho é totalmente mecanizado. Estou impressionado com o tamanho da cooperativa, o café servido na cafeteria é muito bom”, ressaltou o estudante do curso de Agricultura Empresarial Dalton Yutesler, 19 anos.
O diretor da InovaCafé e professor titular da UFLA, Luiz Gonzaga de Castro Junior, acredita que, ao abrir espaço para essas visitas, a agência se consolida como ambiente que promove a polarização de ações da cafeicultura no país e no mundo e possibilita a troca de conhecimento e intercâmbios.
Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA e Vanessa Trevisan – jornalista/ bolsista da Agência de Inovação do Café (Inovacafé)