Volta às aulas: estudante da UFLA cria aplicativo para auxiliar no controle de faltas

aplicativo_arte

Mais um semestre que se inicia na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O novo período letivo, 2016/1, movimenta o câmpus e cerca de 10 mil estudantes de graduação retomam a rotina acadêmica nesta segunda-feira (25/4). Mas, para concluir a grade curricular com sucesso, é necessário um bom planejamento desde o início.

Pensando nisso, o estudante da UFLA Vinícius Borriello, do curso Sistemas de Informação, acaba de lançar uma novidade. Trata-se do aplicativo “Presente!”, ferramenta gratuita que auxilia os discentes no controle das faltas em cada disciplina matriculada.

Vinícius Borriello: atendimento de uma demanda de forma acessível ao estudante

Para se ter ideia, somente no segundo semestre de 2015, das 57554 matrículas em disciplinas no período letivo, 2811 tiveram reprovação por falta, o que significa 4,88%.

Assim, quando o final do semestre se aproxima, os estudantes ficam intrigados para saber quantas faltas estão registradas no Sistema Integrado de Gestão (SIG). “Será que já estourei o limite?”, “Aconteceu um imprevisto, será que dá pra faltar mais uma vez?”. Após perceber que essa situação é recorrente no ambiente universitário, o estudante resolveu desenvolver o aplicativo.

Com o aplicativo, os próprios usuários cadastram as matérias que estão cursando naquele período e os respectivos dias das aulas; então, eles receberão notificações no celular perguntando se houve frequência na referida aula cadastrada. O aplicativo é 100% gratuito e possui código aberto.

“Tenho consciência de que os estudantes, muitas vezes, sobrevivem com recursos contados. Por isso, acho importante não cobrar pelo download; todos devem ter a oportunidade de usá-lo”, relata Vinícius.

A Pró-Reitoria de Graduação da UFLA ressalta que o aplicativo é apenas uma maneira informal de o estudante monitorar melhor a sua frequência às aulas. Contudo, não é um meio oficial da Universidade, já que o que continua valendo mesmo é o diário do professor e o registro final do SIG.

O aplicativo possui uma interface simples, e é fácil de usar. Para fazer o download, basta acessar este link

Texto: Camila Caetano – jornalista / bolsista UFLA