Morango, tomate, cynodon (gramínea para alimentação animal), oliva e milho: essas culturas são abordadas no II Workshop Culturas do Brasil, realizado nos dias 10, 11 e 14 de maio na UFLA. O evento foi aberto na noite de 10/5, no Anfiteatro Magno Antonio Patto Ramalho (DBI), com palestras sobre a cultura do morangueiro e da oliveira.
Os participantes foram recebidos pelo coordenador do Núcleo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas (GEN), Mario Henrique Murad; e pelo professor Magno Antonio Patto Ramalho, um dos fundadores do GEN.
Mario Henrique, mestrando em Genética e Melhoramento de Plantas na UFLA, ressaltou que o evento traz áreas pouco exploradas durante a graduação. Ele também falou sobre o pioneirismo do GEN, primeiro núcleo de estudos criado na UFLA (em 1993) e primeiro em sua área no Brasil.
O professor Magno Antonio enfatizou a importância da genética para a alimentação da população humana, por resultar no aumento da produção. “Hoje, o auditório está cheio. Ver esse empenho dos graduandos é um sinal de que a área de Genética continuará se fortalecendo na Instituição”, afirmou o professor.
Na terça-feira (10), foram ministradas palestras sobre a cultura do morangueiro e da oliveira, respectivamente pelo professor Juliano Resende (Unicentro – PR) e pelos pesquisadores Luiz Fernando de Oliveira da Silva e Adelson Francisco de Oliveira (Epamig).
Na quarta-feira (11) serão realizadas palestras sobre a cultura do cynodon (18 horas, com opesquisador Flávio Rodrigo Gandolfi, da Embrapa Gado de Leite) e do tomateiro (19h30, com o pesquisador Sebastião Marcio de Azevedo, da Sakata – SP). Todas as palestras ocorrem no anfiteatro do DBI e ainda é possível se inscrever durante o workshop.