O Atropelômetro é uma iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), sediado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), que visa o monitoramento em tempo real dos atropelamentos de animais silvestres no país. O portal G1 e o Jornal da EPTV fizeram uma matéria de destaque sobre o aplicativo. Confira aqui
O aplicativo, coordenado pelo professor do Departamento de Biologia (DBI) Alex Bager, mostra que apenas na Fernão Dias 300 acidentes envolvendo animais foram registrados em 2015.
Segundo o professor, a cada segundo, 15 animais morrem nas rodovias brasileiras. Além disso, de acordo com o Atropelômetro, cerca de 475 milhões animais morrem atropelados por ano no Brasil.
CBEE
O CBEE conta com membros da própria Universidade, além de pesquisadores nacionais e internacionais. Foi institucionalizado em fevereiro de 2012 e, desde então, tem a meta de ser um centro de excelência em pesquisa, capacitação, desenvolvimento de tecnologia e estabelecimento de políticas públicas em temas que relacionem empreendimentos viários (rodovias e ferrovias) e biodiversidade.
Mais informações: http://cbee.ufla.br/portal/index.php