A edição de abril (v.5 n.3) do Relatório Internacional de Tendências do Café produzido pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café, projeto do Centro de Inteligência em Mercados da UFLA, apresenta como destaques os programas de sustentabilidade da indústria, o acordo entre o Grupo 3corações e a Cia. Iguaçu e o crescimento das cafeterias móveis. O relatório que apresenta tendências relacionadas às áreas de produção, indústria, cafeterias e insights sobre cafeicultura possui o apoio da Agência de Inovação do Café (InovaCafé), Polo de Excelência do Café, Consórcio Pesquisa Café e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café).
Para o coordenador do Bureau, Eduardo Cesar Silva, o destaque da seção de produção é a análise sobre o papel das empresas de torrefação na promoção da sustentabilidade do setor. Ele explica que nos últimos anos foram criados vários programas, com investimentos milionários, que treinam os cafeicultores de regiões carentes para serem mais produtivos e utilizarem técnicas modernas e sustentáveis de manejo da lavoura. Segundo ele, “a sociedade civil está cada vez mais preocupada com a produção sustentável de alimentos, o que leva as empresas do setor a buscarem novas estratégias”.
Já na seção de indústria, a analista do setor e discente da UFLA Asca Gusmão fala sobre a nova aquisição do Grupo 3corações como a continuidade de uma tendência iniciada na década de 1990, quando empresas multinacionais começaram a comprar torrefadoras brasileiras. “Com essa aquisição a empresa, que já é líder no mercado de café torrado e moído, passa também a ter uma posição forte no segmento de café solúvel e poderá exportar esse produto”, complementou.
No setor de cafeterias, um dos destaques é o lançamento de um novo modelo de “cafeteria móvel”, a Wheelys 4. Trata-se de uma bicicleta adaptada para ser uma pequena cafeteria. Elisa Guimarães, coordenadora da área de cafeterias do Bureau e doutoranda pela UFLA, explica que as cafeterias móveis são uma oportunidade para pequenos e médios empreendedores e se diferenciam das lojas tradicionais pela possibilidade de estarem em diferentes locais e eventos. “A Wheelys 4 ainda possui outro diferencial, que é seu design voltado para a sustentabilidade. Cada unidade é capaz de gerar sua própria energia limpa e o café comercializado é 100% orgânico”, explicou.
Para o coordenador do Centro de Inteligência em Mercados e diretor da InovaCafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Junior, o Bureau fornece informações relevantes para o planejamento de todos os elos da cadeia produtiva do café. “O relatório apresenta informações e análises sobre ameaças e oportunidades para a cafeicultura brasileira, o que pode orientar as decisões do setor cafeeiro nacional”, afirmou.
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