A professora Débora Racy Soares, responsável pelos cursos de Português como Língua Estrangeira na Universidade Federal de Lavras (UFLA), junto à Diretoria de Relações Internacionais (DRI), participou do 5th International Conference on Second Language Pedagogies: Integrating Language, Literature and Culture, evento promovido pela Universidade de Toronto e a Universidade de Guelph, no Canadá, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).
“A conferência foi palco para a discussão e intercâmbio de propostas pedagógicas de ponta que apostam também no uso de novas tecnologias para potencializar o ensino de línguas, literatura e cultura”, relatou a professora.
O evento ocorreu na USP entre os dias 12 e 13 de maio. A professora realizou a apresentação de três papers. “Aquarela Cultural: um projeto de extensão para a sensibilização multi/intercultural”, um dos papers apresentados, abordou a importância da recepção dos estrangeiros na UFLA, a partir de uma perspectiva que olha, compreende e acolhe as diferenças culturais. O projeto de extensão, sob a responsabilidade da professora Débora, “alicerça-se em uma prática pedagógica que abraça e integra o “estrangeiro”, o “diferente”, para com ele aprender”.
Os outros dois papers apresentados – “Um ELO entre nós”: tecnologia nas aulas de PLE (Português como Língua Estrangeira” e “Uso do AVA-Avançar no ensino de Português como Língua Estrangeira” propuseram uma reflexão sobre a utilização de softwares e de ambientes virtuais de aprendizagem, respectivamente, para potencializar o ensino de línguas, mais especificamente o de Português como Língua Estrangeira.
“É possível pensar em novas propostas pedagógicas, de olho no blended learning e na internacionalização curricular, que estejam sintonizadas com nosso contexto específico de ensino”, concluiu a professora.
Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA