Estudantes do curso de Letras e professores da rede pública de Lavras participaram nesta semana do II Seminário de Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento trouxe reflexões sobre a prática do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa e suas literaturas.
As professoras do Departamento de Ciências Humanas (DCH) Andrea Portolomeos e Raquel Márcia Fontes Martins participaram de uma mesa redonda, mediada pelo professor Marcio Cano (DCH). A professora Andrea falou sobre o letramento literário e sobre como os professores podem auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades para a leitura de textos literários. Ressaltou a importância do conhecimento da especificidade do texto literário e do trabalho com a linguagem.
A professora Raquel explanou sobre a variação linguística na prática da sala de aula. Entre outros tópicos, sua exposição tratou do ensino de uma língua correta na escola, orientada pela gramática tradicional, em detrimento de uma abordagem interacional que considere o seu uso. Para a professora, é essencial desenvolver metodologias e abordagens que possibilitem que os alunos sejam usuários competentes da língua, em suas diversas formas e situações de uso.
Durante o evento também ocorreu o lançamento de dois livros da coleção “A Reflexão e a prática no Ensino Médio”, produzidos com participações de professores da UFLA. Para o lançamento do livro “Língua Portuguesa: sujeito, leitura e produção”, organizado pelo professor Marcio Cano, estiveram presentes as professoras do DCH e autoras Helena Maria Ferreira, Márcia Fonseca de Amorim, Mauricéia Silva de Paula Vieira e Raquel Márcia Fontes Martins, além da professora Luciana Soares da Silva, do Departamento de Educação (DED).
Outro volume lançado durante o Seminário foi “Literatura e Subjetividade: aspectos da formação do sujeito nas práticas do Ensino Médio”, que tem como organizadora a professora Andréa Portolomeos. Os autores Isabel Cristina Rodrigues Ferreira, professora do DCH/UFLA, e Vinicius Macedo, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também participaram do lançamento.
Na segunda parte do Seminário foram ofertados seis minicursos, cinco deles ministrados por professores da UFLA e um pelo professor Vinicius Macedo da UFMG. O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa, Leitura e Produção de Texto (GPLPD). ”Eu achei o seminário muito interessante. Esse tipo de evento acrescenta muito para a nossa formação”, relatou a estudante de Letras da UFLA Dandara Orozimbo.