Estudantes dos programas de pós-graduação em Fitotecnia e Fisiologia Vegetal da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tiveram uma experiência diferente e produtiva durante o mês de junho, com a presença do professor-visitante Sisir Kumar Mitra, da Bidhan Chandra Krishi Viswavidyalaya (BCKV), universidade agrícola mais conceituada da Índia – West Bengal. Referência em fruticultura tropical e horticultura, Sisir Mitra contribuiu para a internacionalização dos programas e sinalizou a manutenção e ampliação das parcerias com a UFLA.
A cooperação teve início em 2014, quando a professora Patrícia Paiva, do Departamento de Agricultura (DAG), participou de evento realizado na Austrália, como membro da International Society for Horticultural Science (ISHS). As sinergias acadêmicas renderam o convite para que o professor indiano passasse uma temporada na UFLA, contribuindo para o fortalecimento dos programas de pós-graduação. A parceria foi efetivada por meio de projeto apresentado pela professora Leila Salles Pio (DAG/UFLA), à Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).
Durante a estadia, a programação foi intensa. O professor proferiu seminários sobre diferentes temas, ministrou disciplinas, visitou departamentos, laboratórios e experimentos de campo, debateu sobre projetos de pesquisa, contribuiu com orientações técnicas e também com a revisão de artigos científicos. No pomar da Universidade, o professor ministrou aula prática sobre poda de fruteiras, em especial, das lichieiras.
Em sua avaliação, a temporada na UFLA foi profissionalmente profícua e pessoalmente prazerosa. Ele destacou o envolvimento dos estudantes e a vontade de aprender, a simpatia e profissionalismo do corpo técnico e docente e a moderna infraestrutura para o ensino e a pesquisa. “Os laboratórios são altamente equipados com todas as funcionalidades modernas, o que possibilitam a condução de excelentes trabalhos de pesquisa, comparáveis com qualquer laboratório de pesquisa avançada do mundo”, enfatizou.
Envolvido com o processo de internacionalização, o professor-visitante reforçou a necessidade de fortalecer as publicações em língua inglesa, já que os resultados de pesquisa são altamente relevantes, compatíveis com revistas internacionais de alto fator de impacto.
Esperando um provável retorno, o professor-visitante também destacou a beleza do câmpus e a simpatia das pessoas. Hospedado no câmpus histórico, Sisir Mitra se encantou com a paisagem, ‘rodeada por belas árvores e arbustos’, a praça, os museus, prédios históricos e o novo Centro de Cultura.
Para a professora Leila Pio, foi um grande prazer receber na UFLA o conceituado professor Sisir Mitra, pesquisador reconhecido na comunidade científica mundial e consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), na área de fruticultura tropical.
“O professor Mitra deixou a melhor impressão possível, é uma pessoa muito agradável, simples e extremamente inteligente. Mesmo ficando apenas um mês, trabalhou bastante, ministrando aulas, dando palestras, corrigindo artigos científicos, dado opiniões na elaboração e avaliação de experimentos, enfim, contribuiu muito com o Departamento de Agricultura, em especial com o Setor de Fruticultura. Gostaria de agradecê-lo imensamente pela disponibilidade, pelo conhecimento compartilhado e pela amizade que foi construída ao longo desses 30 dias”, finalizou.
A professora Patrícia Paiva compartilha a mesma avaliação. “A visita do professor Mitra foi altamente produtiva e não se encerrou com a temporada na Universidade. Os projetos terão continuidade, com grande potencial para ampliação das parcerias”, comentou. Em agosto, os professores deverão participar de novo encontro da International Society for Horticultural Science, no Canadá.
Leila Pio destacou ainda o apoio do professor indiano com relação ao controle do Ácaro da Erinose, praga que está dizimando plantações de lichia no Brasil. Segundo o professor Mitra, na Índia esse problema é facilmente resolvido com a poda drástica das plantas, com a retirada de todas as folhas da área e, no momento em que a planta emitir as primeiras brotações, proceder a pulverização com Óleo de Neem (diluído conforme recomendações no rótulo do produto), tomando o cuidado de pulverizar a parte abaxial das folhas, que é onde o ácaro ataca. Um controle simples, eficiente, barato e que não agride o meio ambiente.