Treze integrantes do Núcleo de Estudos em Entomologia da Universidade Federal de Lavras (Neento/UFLA), em parceria com o Departamento de Entomologia (DEN), promoveram no domingo (3/6) o evento “Entomologia na Praça”. Adultos e crianças foram atraídos pelas demonstrações e informações disponibilizadas pela equipe.
Entre as possibilidades de observação estavam as coleções de insetos, do museu do DEN, expostas com a finalidade de que o público pudesse contemplar a diversidade que marca essa classe animal. Outra curiosidade foi a exposição de insetos vivos, como os cupins e as formigas. Uma estrutura montada com recipientes plásticos simulava a atuação das formigas na natureza, permitindo que se observasse, por exemplo, a divisão de tarefas entre elas.
Também estavam à disposição para observação: os crisopídeos (insetos aliados do controle biológico de pragas), a barata de Madagascar (atualmente já existe criação desse inseto para produção de rações para animais e, em alguns países, ela já é utilizada para alimentação humana); o bicho-pau e o bicho-folha (com suas estratégias de camuflagem e sua estrutura característica).
Utilizando microscópio e equipamentos eletrônicos, foi possível mostrar, em tempo real e de forma ampliada, larvas de joaninhas e de crisopídeos ingerindo pulgões, tronando visível a atuação de predadores que benefiam as plantações, por fazerem um controle biológico natural. As ações chamaram a atenção de quem passou pela Praça Augusto Silva.
De acordo com a professora Rosângeral Cristina Marucci, coordenadora do Neento, a atividade tem o objetivo de compartilhar com a comunidade o trabalho realizando no DEN e despertar a atenção das pessoas para a importância que possuem os insetos nos ecossistemas. Uma primeira edição do evento havia sido realizada em 2014. A perspectiva é de que a iniciativa se torne semestral.