Nesta quinta-feira (14/7), a sequência de reuniões com assessores, pró-reitores, diretores e chefes de departamentos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi finalizada com as apresentações da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag). Ao todo, três reuniões foram realizadas na Sala dos Conselhos, Prédio da Reitoria, para que fossem apresentadas as diretrizes que vão nortear as atividades da próxima gestão (2016-2020).
As reuniões foram presididas pelo reitor da instituição, professor José Roberto Scolforo, e pela vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho. A iniciativa faz parte do conjunto de ações voltadas para a construção de uma gestão compartilhada, participativa, em que todos atuarão em conjunto para a edificação de boas soluções para a Universidade.
Na avaliação do reitor, as reuniões cumpriram o objetivo de promover a aproximação entre os gestores, com espaço para a colocação de dúvidas e apresentação de sugestões que poderão nortear novos debates e ações efetivas para o fortalecimento da Universidade. Scolforo sinalizou que as reuniões serão frequentes, visando, sobretudo, a colaboração dos gestores, para que as ações acompanhem, de fato, as demandas da comunidade acadêmica.
Mais uma vez, Scolforo reforçou sua posição otimista, mesmo diante de um cenário de contenção de recursos e incertezas. Consciente dos desafios que certamente a Instituição terá pela frente, Scolforo destacou a confiança de que o envolvimento de todos será fator primordial para que a UFLA continue avançando em todos os sentidos, mesmo em tempos de grandes dificuldades.
Durante as reuniões, os chefes de departamento tiveram a oportunidade de apontar as dificuldades enfrentadas no dia a dia da Instituição, sugestões de melhorias e pontos que devem ser valorizados.
PESQUISA
Em sua apresentação, o pró-reitor de Pesquisa, professor Teodorico Ramalho, destacou os seguintes desafios que devem ser enfatizados: aumentar a visibilidade e internacionalização da pesquisa, por meio de intercâmbio com parceiros internacionais; melhorar a produtividade científica e o impacto das publicações no âmbito internacional; promover a integração entre grupos para desenvolver pesquisas nas fronteiras e nas interfaces do conhecimento das diferentes áreas na UFLA; redefinir os laboratórios multiusuários em linhas estratégicas para a pesquisa na UFLA e expandir a capacidade de incubação de novas empresas, fomentando a cultura da inovação e da proteção intelectual na comunidade universitária.
PLANEJAMENTO E GESTÃO
A pró-reitora de Planejamento e Gestão (Proplag), Patrícia Maria Silva, destacou os pontos que devem nortear as ações de sua pasta nos próximos anos: finalização das infraestruturas em andamento, incluindo licitar as que já possuem projetos prontos e relicitar os remanescentes de obras (aquelas que de alguma forma tiveram sua execução interrompida); elaboração do projeto de melhoria da ambiência dos espaços de aula em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação (PRG); a antecipação do Calendário Ordinário de Aquisições de 2017 e execução das aquisições dos programas Past e Papp 2015; ampliação e aprimoramento das ações do Plano Ambiental; a realização do inventário patrimonial e a elaboração do projeto de melhoria da mobilidade e acessibilidade do câmpus.