O projeto African Millennium Villages é um modelo inovador que visa a garantia da segurança alimentar aos agricultores familiares e de subsistência na América Latina. O tema será retratado pelo professor emérito da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Alfredo Scheid Lopes, na próxima quarta-feira (27/7), às 18 horas no anfiteatro do Departamento de Ciência da Computação (DCC).
A palestra faz parte do evento “NECSolidário”, uma organização do Núcleo de Estudos em Ciência do Solo (NECS), com o apoio do Departamento de Ciência do Solo (DCS), que objetiva arrecadar produtos (copos descartáveis, sacos de lixo, desinfetante, desengordurante, limpa vidro, etc) para atender a demanda da APAE de Lavras.
Para se inscrever é preciso doar um produto de limpeza (exceto detergente) ou cinco reais (a ser utilizado na compra de mais produtos). As inscrições estão sendo feitas no canteiro central da UFLA em frente à antiga cantina, até o dia do evento, na segunda, terça e quarta-feira das 10h às 14h.
Segundo o professor Alfredo, o modelo do projeto Millenium Village, com as devidas adaptações, pode ser uma alternativa para o desenvolvimento de programas que levem a uma maior inclusão social dos agricultores de subsistência ou da agricultura familiar e, em especial na região norte e nordeste do Brasil.
Ressalta ainda a importância de programas como esse, em ações objetivando a segurança alimentar e consolidação do Brasil como um participante importante, para, em futuro próximo, se tornar responsável por 40% da produção de alimentos no mundo.
O Millenium Villages ajuda no desenvolvimento das comunidades, auxiliando na redução da pobreza extrema e da fome, na melhoraria da educação, da saúde, da igualdade social e da sustentabilidade ambiental, por meio de soluções simples, como fornecer sementes de alta qualidade, fertilizantes, remédios, sistemas para obtenção de água potável, materiais para construir escolas e pequenas clínicas, dentre outras.