Nessa quarta-feira (10/8), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, foi recebido em audiência pelo ministro da Educação Mendonça Filho, para tratar especificamente das demandas estratégicas da Universidade. A reunião também teve a participação do secretário de Educação Superior, professor Paulo Barone.
A audiência foi articulada pelo deputado federal Carlos Melles, da bancada de Minas Gerais, apoiador da UFLA nas causas afetas à educação, ciência e tecnologia. Também participaram da reunião o deputado federal Domingos Sávio, além dos assessores do reitor, Wagner Vilas Boas e Antônio Nazareno Mendes.
Na oportunidade, o professor Scolforo fez uma apresentação sobre a trajetória histórica da ESAL-UFLA, as transformações ocorridas ao longo do tempo, enfatizando a significativa expansão na oferta de vagas e de novos cursos, o compromisso com o ensino de qualidade, a contribuição decisiva da UFLA para a geração de tecnologias e o desenvolvimento da agricultura brasileira, além dos resultados do Plano Ambiental e Estruturante, que tem destacado a Instituição no cenário nacional e internacional.
Destacou também os projetos em andamento e manifestou sua preocupação com os passivos ainda existentes, em ações já pactuadas com o MEC, em especial, a contratação de docentes e de técnicos administrativos, a conclusão de estruturas físicas e a aquisição de equipamentos para a consolidação dos novos cursos, como é o caso da Medicina, Pedagogia e Engenharias. Entre os temas abordados, também realçou a demanda urgente de liberação de limites de recursos para a continuidade dos investimentos em infraestrutura física, para as várias obras em andamento no câmpus, considerando-se o contingenciamento de 50% de recursos de capital do orçamento de 2016.
O ministro Mendonça Filho fez elogios à UFLA, demonstrando estar muito bem informado sobre o perfil da instituição; sublinhou sua reconhecida excelência em ensino e pesquisa, e realçou o destaque que a universidade vem apresentando em indicadores de qualidade da educação superior, não somente nas avaliações oficiais do próprio MEC, como o IGC, mas também em importantes rankings internacionais. Atribuiu esse desempenho à eficiência da gestão que é implementada na UFLA.
O ministro assumiu o compromisso de dar atenção especial às urgentes demandas apresentadas pelo reitor, incluindo a liberação dos limites de empenho e a garantia de que dará condições à Universidade para a conclusão das obras. A mesma atenção será dada aos pleitos relacionados ao orçamento de 2017, em negociação com a equipe econômica do Governo.
Mendonça Filho manifestou interesse em realizar uma visita ao câmpus da UFLA, quando pretende conhecer detalhes de vários projetos por ele considerados como exemplos de gestão pública, como é o caso do Plano Ambiental, além de projetos ainda em fase de planejamento ou de execução, para os quais dará total apoio, como o Hospital Universitário e o Parque Científico e Tecnológico. A expectativa é que essa visita seja agendada para o mês de setembro próximo.