Na última semana, o IV Formuleite – Simpósio Internacional em Formulação de Dietas para Gado de Leite foi realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), organizado pelo Grupo do Leite – Núcleo de Estudos ligado ao Departamento de Zootecnia (DZO/UFLA) e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
A edição de 2016 do Formuleite contou com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais na área de bovinocultura de leite, com ampla participação de estudantes e profissionais de todo o Brasil. Com temas diversos dentro do manejo nutricional do rebanho leiteiro, o evento teve como característica mais elogiada a junção de uma teoria atualizada e a aplicação prática.
O primeiro dia de atividades (10/8) foi marcado pela realização do Workshop em Consultoria Nutricional de Rebanhos Leiteiros (Troubleshooting). Um curso teórico-prático para resolução de problemas reais da fazenda leiteira. A parte prática foi realizada na Fazenda São Francisco, próxima ao Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias (Fazenda Palmital). Os participantes foram divididos em grupos e receberam informações em três estações de campo: Avaliação de programas de transição para vacas leiteiras em torno do parto – ministrada pelo professor Felipe Cardoso, da Universidade de Illinois; Avaliação de silagens – ministrada por Rafael Andrade Filho (SiloStop) e pelo professor Thiago Bernardes (UFLA); e Avaliação do tamanho de partículas de forragens e concentrados – ministrada pelo professor Gilson Sebastião Dias Júnior – (UFLA) ex-integrante do Grupo do Leite.
Além do workshop, a programação foi marcada por nove palestras, ministradas por professores da UFLA, da Universidade Federal do Paraná (UFPA), além da participação de pesquisadores das universidades americanas de Illinois, de Wisconsin e Purdue. O evento também teve espaço para apresentação de empresas como a Grasp e a experiência do programa Agricultural Modeling and Training Systems – AMTS),
O Formuleite contribuiu para discussões de alto nível científico e tecnológico sobre temas importantes que envolvem a nutrição de gado de leite, propiciando o encontro de profissionais da área, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores nacionais e internacionais.
Os tópicos propostos para esta edição visaram otimizar a eficiência de utilização de nutrientes pelo animal, contribuindo não somente para maior lucratividade, mas também para a busca de sistemas produtivos mais sustentáveis. Além disso, o potencial impacto positivo da nutrição na saúde animal foi abordado por professores norte americanos com vasto conhecimento sobre o assunto. A primeira palestra abordou o tema “Dietas de baixa energia durante o período pré-parto”, ministrada pelo professor Felipe Cardoso, da Universidade de Illinois, Estados Unidos.
Evento consolidado
A abertura oficial do evento ocorreu na quinta-feira (11/8) no Salão de Convenções da UFLA. O coordenador do evento, professor Marcos Neves Pereira, ressaltou a grandiosidade do Formuleite deste ano, com a presença de participantes de diversas regiões do País e a presença de pesquisadores de importantes instituições americanas.
O coordenador da Pós-Graduação da Zootecnia, professor Márcio Ladeira, também enfatizou a significativa presença de diversas pessoas da indústria e do campo. Para ele, o Formuleite é um evento que contribui para o processo de internacionalização da Universidade. Fato também destacado pelo pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, que enfatizou a importância de eventos como o Formuleite para ampliar a visibilidade das pesquisas realizadas na Universidade. Para ele, a internacionalização é fruto da mobilização e a troca de experiências entre diferentes instituições, nacionais e internacionais, fortalece muito os programa de pós-graduação ofertados pela UFLA.
Além desses fatores, o chefe do Departamento de Zootecnia da UFLA, professor Carlos Eduardo do Prado Saad, destacou que o evento vem crescendo a cada ano, o que possibilita a ampliação da rede de contatos e o fortalecimento das pesquisas em desenvolvimento na Instituição.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG) foi representado pelo zootecnista e presidente da Comissão de Zootecnia do Conselho, Adauto Ferreira Barcelos. “Fico feliz em ver o grande número de profissionais presentes. Isso atende a proposta do CRMV dentro de um processo de educação continuada: aplicar recursos em eventos que permitem manter a atualização de conhecimentos”. Também estava presente o chefe geral da Epamig de Lavras, Rogério Antônio Silva, que salientou a parceria entre a Epamig e a UFLA, há mais de 40 anos.