Doutoranda da UFLA é premiada em conferência na Inglaterra na área de sensometria

sensometrics_2016A doutoranda Jéssica Ferreira Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), recebeu  o prêmio Sensometric Society Travel Award, categoria ‘jovem pesquisador’, em reconhecimento pela qualidade do trabalho apresentado. O Prêmio foi entregue durante o 13º Sensometrics, conferência realizada em Brighton – Ingraterra. A doutoranda é orientada pela professora Ana Carla Marques Pinheiro (DCA/UFLA).

O trabalho premiado, apresentado em sessão oral, intitulado “Temporal dominance of sensations (TDS) panel behavior: A preliminary study with chocolate“, tem a coautoria de Vanessa Rios de Souza, Renato Ribeiro Lima, João de Deus Souza Carneiro, Cleiton Antônio Nunes e Ana Carla Pinheiro.

A pesquisa envolve a análise descritiva sensorial, ferramenta muito útil na indústria de alimentos e bebidas para o controle de qualidade e desenvolvimento de produtos. O estudo premiado teve como objeto de análise a avaliação sensorial de consumidores de chocolate.

Sensometrics - área científica que aplica métodos matemáticos e estatísticos a problemas de ciências sensoriais e com consumidores. A Sociedade Sensometric reúne estatísticos, psicólogos, cientistas sensoriais e pesquisadores de mercado que se especializam na concepção e análise de estudos, tendo como foco as respostas para as propriedades sensoriais dos produtos.
Sensometrics – área científica que aplica métodos matemáticos e estatísticos a problemas de ciências sensoriais e com consumidores. A Sociedade Sensometric reúne estatísticos, psicólogos, cientistas sensoriais e pesquisadores de mercado que se especializam na concepção e análise de estudos, tendo como foco as respostas para as propriedades sensoriais dos produtos.

Nos últimos anos, novas metodologias têm sido propostas para acessar as informações descritivas durante toda a ingestão do produto, dentre elas, o teste de dominância temporal das sensações (TDS). Essa metodologia tem sido extensivamente utilizada, mostrado-se mais eficaz em comparação a outros métodos tradicionais. Entretanto, segundo o estudo, ainda existem algumas questões sobre os procedimentos adequados para a realização dos testes, incluindo a escolha do painel sensorial mais indicado para aquisição de dados confiáveis.

A ciência sensorial e do consumidor é um campo interdisciplinar que precisa ser continuamente desenvolvido e o prêmio é uma forma encontrada pela Sociedade Sensometrics para estimular e reconhecer a importância e a contribuição dos melhores trabalhos. Além da premiação, a doutoranda recebeu auxílio para a participação no congresso, incluindo a inscrição, custos de viagem e alojamento.

Duplo reconhecimento

O trabalho usando análise descritiva sensorial também foi selecionado para a apresentação oral e premiado no Seventh European Conference on Sensory and Consumer Research, que ocorrerá em Dijon – França, de 11 a 14 de setembro.

O trabalho foi publicado na revista Food Quality and Preference. link: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S095032931630132X